Linhas da CTC

500 (Leme - São Conrado)

Veículos adaptados para o transporte de banhistas não foi uma novidade lançada pela CTC na década de 1980.

Em 1933, a Viação Excelsior da Light inaugurou o serviço especial para banhistas entre a Muda da Tijuca e Copacabana, facilitando o acesso às praias.

Revista Light, Janeiro/1933, p.4


Em 1976, a CTC lançou o projeto de implantação de ônibus para banhistas nas orlas da Zona Sul, Ilha do Governador e Niterói, que não teve prosseguimento.


O Globo, 21/10/1976


Jardineiras

Na manhã de 22 de junho de 1985, em cerimônia realizada no Leme, com a presença do Governador do Estado, foi inaugurada a linha 500 (Leme–São Conrado), primeira linha de jardineira da CTC.

Com 12,5 km de extensão, tarifa de Cr$ 850 e frota de 10 veículos, cada um com capacidade para 70 passageiros, sendo 36 sentados. 

Os carros contavam com bancos e piso de madeira e os pontos de parada eram demarcados por cilindros brancos de fibra de vidro. 

Os veículos, idealizados pelo arquiteto Jaime Lerner, tinham o design de Abraão Assad e projeto da Ciferal, sendo encarroçados sobre antigos chassis dos azulões. 

A linha funcionava das 6h às 21h, com intervalos de 10 minutos, Planejava-se a implantação de jardineiras na Ilha do Governador e no Corredor Cultural do Centro da Cidade. 

No primeiro mês a linha 500 transportava diariamente cerca de passageiros.



Comentários