Linhas da CTC


446 (Lins - Lagoa)

Inaugurada em 18 de junho de 1964,  substituindo a linha de lotação Lins-Lagoa da Viação Sofa, com o seguinte itinerário: rua Aquidabã, Pedro de Carvalho, rua Lins de Vasconcellos, Cabuçu, Dona Romana, Barão do Bom Retiro, Visconde de Santa Isabel, 28 de Setembro, Largo do Maracanã, São Francisco Xavier, Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Presidente Vargas, Uruguaiana, Largo da Carioca, Almirante Barroso, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia do Botafogo, Marquês de Olinda, Bambina, São Clemente, rua Humaitá, Avenida Epitácio Pessoa (Sede Náutica do Botafogo). Volta: Epitácio Pessoa, Fonte da Saudade, rua Humaitá, Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Oswaldo Cruz, Praia do Flamengo, Beira Mar, Calógeras, Graça Aranha, Nilo Peçanha, Presidente Vargas, Praça da Bandeira, Oswaldo Aranha (Radial Oeste), Paraíba, Mariz e Barros, São Francisco Xavier, 28 de Setembro, Visconde de Santa Isabel, Barão do Bom Retiro, Dona Romana, Cabuçu, rua Lins de Vasconcellos, Pedro de Carvalho e Aquidabã, esquina com rua Maranhão. Com tarifa direta de Cr$ 90 e uma seção de Cr$ 50 entre o Lins e o Passeio Público.


Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã


Em 21 de novembro de 1964, a linha 446 (Lins-Lagoa) foi encurtada para o trecho Centro-Lins, recebendo a vista 231 (Castelo-Lins) e o seguinte itinerário: Graça Aranha, Nilo Peçanha, São José, Largo da Carioca, República do Chile, Lavradio, Senado, Mem de Sá, Santana, Presidente Vargas, Viaduto dos Marinheiros, Praça da Bandeira, Oswaldo Aranha, Paraíba, Mariz e Barros, São Francisco Xavier, 28 de Setembro, Visconde de Santa Isabel, Barão do Bom Retiro, Dona Romana, Cabuçu, rua Lins de Vasconcellos, Pedro de Carvalho e Aquidabã. Volta: Aquidabã, Pedro de Carvalho, Lins de Vasconcellos, Cabuçu, Dona Romana,  Barão do Bom Retiro, José do Patrocínio, Visconde de Santa Isabel, 28 de Setembro, São Francisco Xavier, Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Presidente Vargas, Marquês de Pombal, Riachuelo, Henrique Valadares, Relação, República do Chile, Largo da Carioca, Almirante Barroso e Avenida Graça Aranha.


Linha 231 (Castelo-Lins) da CTC no ponto final da rua Aquidabã,
esquina rua Maranhão, em maio de 1965
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã


Diário de Notícias, 15/11/1970
Para ampliar clique na imagem


Em novembro de 1975, a linha 231 era operada com apenas dois carros, ainda em péssimo estado de conservação, gerando inúmeras reclamações.


Praça 15 de Novembro em julho de 1982


A linha foi extinta por volta de 1989.
 

REFERÊNCIAS:

Mais seis linhas de ônibus na ZN. Última Hora. Rio de Janeiro. 18 junho 1964. p.3.

CTC inaugurou mais duas linhas ligando ao Centro São Cristóvão e Benfica. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 21 novembro 1964. p.13.

Linha 231. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 06 novembro 1975. p.5.


Comentários