Botafogo

Viação Botafogo
1933 - 1945

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1933 na cidade do Rio de Janeiro pela firma Ribeiro, Lobato & Cia. Ltda, composta pelos sócios Sebastião Ribeiro de Castro, Geraldo de Faria Lobato e Edson Faria Lobato. 

Em 2 de janeiro de 1934, foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar sua priemeira linha de auto-omnibus, a Palace Hotel - Ponte das Táboas, com o seguinte itinerário: Ponte das Táboas, rua Jardim Botânico, rua Humaitá, rua São Clemente, Bambina, Marquez de Olinda, Praia de Botafogo, Oswaldo Cruz, Praia do Flamengo, Rio Branco, Pedro Lessa, Mexico e Almirante Barroso até o Palace Hotel. Volta pela Avenida Rio Branco. Com passagem direta de 800 réis e 3 secções tarifárias:

1ª - Ponte das Táboas - Largo dos Leões, 200 réis
2ª - Largo dos Leões - São Clemente, esquina Bambina, 200 réis
3ª - São Clemente, esquina Bambina - Palace Hotel, 400 réis

Em primeiro de fevereiro de 1936, foi autorizada a substituir a linha Palace Hotel - Ponte de Táboas pela de Palace Hotel - Jockey Club, com o seguinte itinerário: Praça Santos Dumont (Jockey Club), rua Jardim Botânico, rua Humaitá, São Clemente, Bambina, Marquez de Olinda, Praia de Botafogo, Oswaldo Cruz, Praia do Flamengo, Beira Mar, Rio Branco, Santa Luzia, Mexico e Almirante até o Palace Hotel. Volta pela Avenida Rio Branco. Com cinco secções tarifárias:

1ª - Jockey Club - Ponte das Táboas, 200 réis
2ª - Ponte das Táboas - Largo dos Leões, 200 réis
3ª - Largo dos Leões - São Clemente, esquina Bambina, 200 réis
4ª - São Clemente, esquina Bambina - Palace Hotel, 400 réis
5ª - Palace Hotel - Ponte das Táboas, 800 réis

Na prática a linha foi prolongada até a Praça Santos Dumont, na Gávea.


A Noite, 30/01/1937, p.13


Em março de 1937, a linha Palace Hotel - Ipanema foi prolongada até a Estrada de Ferro. Em outubro de 1937, seguindo novo plano de transportes, a linha é numerada ganhando a vista 12 (Estrada de Ferro - Ipanema)

Em 1943, a linha 12 (Estrada de Ferro - Ipanema) tinha o seguinte itinerário: Estrada de Ferro, Praça da República (lado Quartel), Marechal Floriano, Uruguaiana, Largo da Carioca, Senador Dantas, Luiz de Vasconcelos, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Pasteur, Venceslau Braz, Honório Lemos, Tunnel Coelho Cintra, Princesa Isabel, Nossa Senhora de Copacabana, Sá Ferreira, Gomes Carneiro e Visconde de Pirajá.

Em novembro de 1944, a prefeitura autoriza a incorporação da Viação Botafogo à firma Interestadual Omnibus de Luxo, proprietária da empresa Limousine Federal.

Garagem: rua Humaitá, 72, Humaitá. Em 2021, segundo o Google Maps, ocupado por uma garagem.


REFERÊNCIAS:

Ônibus para São Clemente. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 16 setembro 1933. p.10.

Termo Inicial de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 07 janeiro 1934. p.30

Termo Aditivo de Obrigações. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 04 fevereiro 1936. p.22.

A empreza de omnibus Botafogo mantém a seu serviço empregados grosseiríssimos. A Batalha. Rio de Janeiro. 19 janeiro 1937. p.6.

Linha de Onibus. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 23 março 1937. p.5

Termo de Prorrogação, Incorporação e Transferência. Diário Oficial da União. 02 dezembro 1944. Seção 2, p.34.






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