Auto-Viação Zélia
1931 - 1940
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1931 na cidade do Rio de Janeiro por Joaquim Faria.
Em 10 de novembro de 1931, foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar sua primeira linha de auto-omnibus, a Largo da Pavuna - Estação Deodoro com o seguinte itinerário: Largo da Pavuna, Estrada Velha da Pavuna, Estrada Nazareth até a Estação de Deodoro. A linha tinha 4 secçõs tarifárias de 200 réis cada:
1ª - Largo da Pavuna - Capelinha, 200 réis
2ª - Capelinha - Estação de Anchieta, 200 réis
3ª - Estação de Anchieta - Estação Ricardo de Albuquerque, 200 réis
4ª - Estação Ricardo de Albuquerque - Estação Deodoro, 200 réis
Em 17 de dezembro de 1934, foi autorizada a substituir a linha Largo da Pavuna - Estação Deodoro pela de Largo da Pavuna - Estação Anchieta, com o seguinte itinerário: Largo da Pavuna, rua Commendador Guerra, Estrada Rio do Pau, rua da Pavuna, Estrada Nazareth até a Estação de Anchieta. Com duas secções tarifárias de 200 réis cada:
1ª - Largo da Pavuna - Capelinha
2ª - Capelinha - Estação de Anchieta
O Radical, 02/06/1936, p.15.
Linhas e itinerários em setembro de 1937
Largo da Pavuna - Estação Anchieta: Largo da Pavuna, rua Commendador Guerra, Estrada Rio do Pau, rua da Pavuna, Estrada Nazareth até a Estação de Anchieta. Com duas secções tarifárias de 200 réis cada:
1ª - Largo da Pavuna - Capelinha
2ª - Capelinha - Estação de Anchieta
Estação Deodoro - Estação Nilópolis: Estação Deodoro, Estrada Nazaré até a Estação de Nilópolis. Com duas secções tarifárias de 200 réis cada:
1ª - Estação Deodoro - Estação Ricardo de Albuquerque
2ª - Estação Ricardo de Albuquerque - Estação Nilópolis
Estação Deodoro - Rua Beribe: Estação Deodoro, Estrada do Camboatá e rua Beribe. Tarifa única de 200 réis.
Em setembro de 1938, a população reclamava do péssimo estado de conservação dos veículos.
Garagem: Praça Nossa Senhora da Conceição, junto à rua Commendador Guerra
Frota
1938 4
1940 4
REFERÊNCIAS:
Termo Additivo de Obrigações. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 18 dezembro 1934. p.18.
Termo de Prorrogação de Autorização. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 26 setembro 1937. p.16.
Quatro omnibus imprestáveis para atender à população de Pavuna e Anchieta. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 29 novembro 1938. p.10.
Com a directoria do serviço de utilidades públicas. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 08 dezembro 1938. p.5.
Relação das empresas de ônibus do Districto Federal com as respectivas frotas. Comissão Especial de Transporte Coletivo. Rio de Janeiro. 12 agosto 1940.
Comentários