Villa da Penha


Em 31 de março de 1930, a Viação Léa inaugura a linha de omnibus Penha - Praça do Carmo, em correspondência com o trens de subúrbio da Leopoldina.


Correio da Manhã, 04/04/1930, p.5
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Em 1931, é lançado o loteamento do bairro de Villa da Penha

Em 30 de março de 1931, a Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, autoriza a implantação da linha de auto-lotação Penha - Madureira, com passagem direta de 1$000 réis e 5 secções tarifárias:

1ª - Estação da Penha - Praça do Carmo
2ª - Praça do Carmo - Estrada do Quitungo ,canto Villa da Penha
3ª - Estrada do Quitungo, canto Villa da Penha - Estação de Irajá
4ª - Estação de Irajá - Vaz Lobo
5ª - Vaz Lobo - Madureira

Em março de 1933, a Viação Selecta inaugura a linha Palácio Monroe - Praça do Carmo, com o seguinte itinerário: Rio Branco, Visconde de Inhaúma, Marechal Floriano, Praça da República (lado Quartel), Visconde de Itaúna (ida) e Senador Euzebio (volta), Mangue, Francisco Bicalho, Dom Pedro II, Figueira de Mello, Campo de São Cristóvão, São Luiz Gonzaga, Largo de Benfica, Suburbana, Democráticos, Uranos, Braz de Pinna até a Praça do Carmo.


Diário Carioca, 30/08/1936, p.2
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Diário Carioca, 05/09/1964


Linhas e empresas em 1967

Estrada Vicente de Carvalho, trecho entre as praças Aquidauana e Maria do Carmo

347 – Tiradentes – Vaz Lobo (Federal)
355 – Tiradentes – Madureira (Madureira Candelária)
E-21 – Vieira Fazenda – Madureira (CTC) ônibus elétrico
721 – Cascadura – Vila Cruzeiro (Três Amigos)
676 – Meyer – Penha (Três Amigos)
952 – Penha – Praça Seca (Choupal)

Avenida Merity, trecho entre as praças Aquidauana e Rubey Wanderley (Largo do Bicão)

346 – Praça 15 – Vila Kosmos (Forte)
900 – Manguinhos – Vila Kosmos (Manguinhos)
928 – Ramos – Madureira (Rubanil)

A única linha a entrar no bairro de Vila Kosmos era a 900 (Mangunhos-Vila Kosmos) da Viação Mangunhos, com ponto final na Avenida Meriti, esquina com rua Tembés. 

A linha 346 (Praça 15 – Vila Kosmos) da Viação Forte tinha ponto final na Praça Aquidauana.

Avenida Braz de Pina, trecho entre as praças Maria do Carmo e Rubey Wanderley (Largo do Bicão)

340 – Castelo – Vila da Penha (CTC)
346 – Praça 15 – Vila Kosmos (Forte)
350 – Passeio - Irajá (Forte)
910 – Bananal – Madureira (Paranapuan)
918 – Bonsucesso – Bangu (Vera)
928 – Ramos – Madureira (Rubanil)
942 – Penha – Pavuna (Mosa)
960 – Penha – Senador Camará (Oriental)

A linha 340 (Castelo-Vila da Penha) da CTC tinha ponto final no Largo do Bicão.

Estrada Vicente de Carvalho, trecho entre a Praça Aquidauana e a Avenida Automóvel Clube

347 – Tiradentes – Vaz Lobo (Federal)
355 – Tiradentes – Madureira (Madureira Candelária)
E-21 – Vieira Fazenda – Madureira (CTC)
676 – Meyer – Penha (Três Amigos)
721 – Cascadura – Vila Cruzeiro (Três Amigos)
928 – Ramos – Madureira (Rubanil)
952 – Penha – Praça Seca (Choupal)

Avenida  Automóvel Club, trecho entre a Estrada Vicente de Carvalho e Tomaz Coelho

296 – Castelo – Irajá (Uruguai)
299 – Castelo – Acari (Estrela do Oriente)
688 – Meyer – Pavuna (Acari)

Estrada do Quitungo, entre o Largo do Bicão e a rua Itabira

343 – São Francisco – Cordovil (Marta)
900 – Manguinhos – Vila Kosmos (Manguinhos)
940 – Praia de Ramos – Madureira (Vista Alegre)

Avenida Padre Roser, trecho entre o Largo do Bicão e a Avenida Monsenhor Félix

350 – Passeio – Irajá (Forte)
910 – Bananal – Madureira (Parnapuan)
918 – Bonsucesso – Bangu (Vera)
960 – Penha – Senador Camará (Oriental)

Avenida Braz de Pina, trecho entre o Largo do Bicão e a Estrada da Água Grande

343 – São Francisco - Cordovil (Marta)
940 – Praia de Ramos – Madureira (Vista Alegre)
942 – Penha – Pavuna (Mosa)


REFERÊNCIAS:

O Diário nos Subúrbios. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 21 fevereiro 1931. p.10.

Foi permitida uma linha de auto lotação entre Penha e Madureira. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 05 janeiro 1931. p.3

Omnibus para os suburbios da Leopoldina. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 06 março 1933. p.2.

Conduções. Guia Zaz. Indicador Rosenburg. Rio de Janeiro. 1967.

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