Em 1937, com a inauguração dos trens elétricos a Central do Brasil suprime a estação Dona Clara, inaugurada em 1897. Em seu lugar foi construída a Praça do Patriarca.
Em 3 setembro de 1955, a viação Independência, com ônibus velhos, inaugura a linha 284 (Castelo-Madureira), única linha de ônibus de Madureira para o centro da cidade.
Até então o bairro só era servido por duas linhas de lotações para o Centro, a primeira via Vicente de Carvalho e Avenida Brasil, com ponto final na Candelária, e a segunda, com percursos ao longo da via férrea da Central, com ponto final na Praça Mauá. Havia uma terceira linha, via Jacaré, mas seu trajeto foi encurtado na rua José Bonifácio, no bairro Todos os Santos.
Em dezembro de 1959, a Transportes América inaugura a linha 80 (Candelária - Madureira) via Cordovil.
Madureira em 1966
Rua Andrade Figueira, Madureira, em junho de 1971
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
Em janeiro de 1977, Madureira era servida por 36 linhas de ônibus, sendo que 15 partiam do bairro, uma delas era intermunicipal, para o bairro do Fonseca em Niterói. Do bairro partia uma linha de frescão, da Viação Acari, para o Castelo, e outras duas passavam por lá ligando o Castelo a Oswaldo Cruz e Vila Valqueire, também da Viação Acari.
REFERÊNCIAS:
Progresso em Madureira não apaga a imagem do bairro. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 03 julho 1977. p.22.
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