Histórico
Em 25 de janeiro de 1960 foi inaugurada a linha Queimados - Praça Mauá.
Foto - Avenida Brasil em 1960
Linhas de ônibus e lotações em tráfego na Avenida Brasil em outubro de 1964
Linhas Estaduais (Guanabara)
314 Bonsucesso Praça 15 Esperança (Lotações)
315 Inhaúma Tiradentes Germinal de Souza
322 Zumbi Castelo Paranapuan
324 Ribeira Castelo Ideal
326 Bancários Castelo Ideal
328 Bananal Castelo Paranapuan
332 Penha Tiradentes Auto Dinâmica
334 Braz de Pina Tiradentes Escol
336 Cordovil Praça 15 Marta
340 Vila da Penha Castelo CTC
341 Jardim América Tiradentes Popular
343 Vista Alegre São Francisco Guanabara Auto Ônibus
347 Vaz Lobo Tiradentes Federal
348 Vaz Lobo São Francisco Madureira A.Ônibus
345 Vila Kosmos São Francisco Guanabara Auto Ônibus
350 Irajá Passeio Forte
355 Madureira Tiradentes Madureira Candelária
352 Irajá Praça 15
362 Bento Ribeiro Tiradentes Verocar
373 Pavuna Tiradentes América
378 Mal.Hermes Castelo Auto Diesel
384 Anchieta Castelo Auto Diesel
392 Padre Miguel São Francisco Elizabeth
393 Bangu São Francisco Elizabeth
394 Vila Kennedy São Francisco CTC
397 Campo Grande São Francisco Rosane
398 Campo Grande São Francisco Rosane
472 Triagem Leme Braso Lisboa
484 Olaria Forte Paraense
496 Penha IAPI Laranjeiras Tiradentes
497 Penha Cosme Velho Auto Dinâmica
634 Saénz Peña Bananal Paranapuan
901 Bonsucesso Ribeira, via Guanabara Ilha
902 Bonsucesso Ribeira, via Cacuia Ilha
Linhas Interestaduais
Areia Branca Mauá
Gramacho Mauá
Mesquita Mauá
São João Meriti Mauá
Caxias Praça da Bandeira
Olinda Mauá
Nilópolis Mauá
Caxias Mauá
Nova Iguaçu Mauá
Miguel Couto Mauá
Belford Roxo Mauá
Parque Lafaiete Bonsucesso
Linhas de ônibus estaduais em 1967 no trecho entre a rua Bela (São Cristóvão) e o Viaduto de Manguinhos (Avenida Novo Rio):
322 – Castelo – Zumbi (Paranapuan)
324 – Castelo -Ribeira (Ideal)
326 - Castelo - Bancários (Ideal)
328 - Castelo - Bananal (Paranapuan)
332 – Tiradentes – Penha (Auto Dinâmica)
334 – Tiradentes – Braz de Pina (Esperança)
336 – Praça 15 – Vista Alegre (Marta)
340 – Castelo – Vila da Penha (CTC)
341 – Tiradentes – Jardim América (Popular)
343 – São Francisco – Cordovil (Marta)
347 – Tiradentes – Vaz Lobo (Federal)
349 – Praça 15 – Rocha Miranda (Forte)
355 – Tiradentes – Madureira (Madureira Candelária)
357 – São Francisco – Madureira (Forte)
362 – Praça 15 – Bento Ribeiro (Verocar)
373 – Tiradentes – Pavuna (América)
374 – Praça 15 – Pavuna (América)
378 – Castelo – Marechal Hermes (Auto Diesel)
384 – Castelo – Anchieta (Auto Diesel)
392 – São Francisco – Padre Miguel (Elizabeth)
393 - São Francisco - Bangu (Elizabeth)
394 - São Francisco – Vila Kennedy (CTC)
397 - São Francisco – Campo Grande (Rosane)
398 - São Francisco – Campo Grande, via Vila Kennedy (Rosane)
484 – Olaria – Copacabana (Paraense)
496 – Penha (IAPI) – Laranjeiras (Tiradentes)
497 – Penha – Cosme Velho (Auto Dinâmica)
498 – Circular da Penha – Cosme Velho (Galo de Ouro)
Em 3 de outubro de 1968, foi proibida a circulação de ônibus convencionais nas pistas centrais da Avenida Brasil.
Quadro - Linhas de ônibus em fevereiro de 1978
REFERÊNCIAS:
Começa hoje alteração do tráfego na Avenida Brasil. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 03 outubro 1964. p.5.
Conduções. Guia Zaz. Indicador Rosenburg. Rio de Janeiro. 1967.
Comentários