2010 - 2019


Licitação

Em 29 de abril de 2010, é publicado o Edital de Licitação para o novo sistema de ônibus municipal. A cidade foi dividida em quatro áreas, que ficaram sob administração de quatro consórcios: Internorte, Intersul, Santa Cruz e Transcarioca.

Em 17 de setembro de 2010, o prefeito Eduardo Paes assina o contrato com os quatro consórcios, compostos por 41 empresas, vencedores da licitação para operar o sistema de ônibus municipal por 20 anos. 

Em outubro de 2010, é apresentado o novo lay-out externo da frota municipal. A primeira linha a receber a nova identidade visual foi a 232 (Lins-Praça 15) da Matias.

Novo lay-out da frota municipal apresentado em outubro de 2010


GPS

Em 2 de setembro de 2013, início da integração do Sistema de Monitoramento e Fiscalização de Transporte Público por Ônibus ao Centro de Operações Rio (COR), permitindo a visualização em tempo real da frequência e itinerário da frota de 8.800 ônibus municipais com GPS.

BHLS

Em 8 de outubro, de 2013 o presidente da Fetranspor, Lélis Teixeira, em palestra no 19º Congresso da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) apresenta o projeto de implantação do sistema BHLS na Zona Sul, com modernos ônibus de piso baixo com ar-condicionado e pontos de parada com painéis eletrônicos indicando o tempo de chegada dos veículos. Projeto que nunca foi executado.

Demanda

Entre dezembro de 2013 e dezembro de 2014 o sistema de ônibus municipal transportava diariamente a média de 3,66 milhões de passageiros.

O sistema era operado por 43 empresas divididos em 4 consórcios:

Resumo de dados por consórcio em 2016


Linhas experimentais

Em 27 de setembro de 2016, foram inauguradas 4 linhas experimentais de coleta de dados:

LECD - 21 - Rio Comprido - Largo do Machado
LECD - 22 - Cidade de Deus - Candelária, via Estrada Grajaú-Jacarepaguá
LECD - 23 - Freguesia - Madureira, via Cascadura
LECD - 24 - Cascadura - Jardim Oceânico, via Linha Amarela/Rio das Pedras

Tarifa

Em primeiro de junho de 2013, a tarifa dos ônibus convencionais foi reajustada de R$ 2,75 para R$ 2,95. Os ônibus convencionais com ar-condicionado que até então contavam com tarifas diferenciadas, de acordo com a extensão da linha, passaram também a cobrar a tarifa única de R$ 2,95. A tarifa dos ônibus rodoviários especiais com ar-condicionado (antigos frescões) permaneceu inalterada. Após uma série de protestos, inclusive com uma passeata em 18 de junho com cerca de 100 mil pessoas, o reajuste foi suspenso. Em 20 de junho de 2013 a tarifa foi reajustada para R$ 2,75.

Em 2 de janeiro de 2016, a tarifa do Bilhete Único Municipal foi reajustada de R$ 3,40 para R$ 3,80.


REFERÊNCIAS:

Licitação para ônibus recebe críticas. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 21 novembro 1996. p. 28.

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