2010 - 2019


Licitação

Em 29 de abril de 2010, é publicado o Edital de Licitação para o novo sistema de ônibus municipal. A cidade foi dividida em quatro áreas, que ficaram sob administração de quatro consórcios: Internorte, Intersul, Santa Cruz e Transcarioca.

Em 17 de setembro de 2010, o prefeito Eduardo Paes assina o contrato com os quatro consórcios, compostos por 41 empresas, vencedores da licitação para operar o sistema de ônibus municipal por 20 anos. 

Em outubro de 2010, foi apresentada a nova identidade visual dos ônibus municipais. A primeira linha a receber a nova identidade visual foi a 232 (Lins - Praça 15) da Matias.


Novo lay-out da frota municipal apresentado em outubro de 2010


Após a licitação, o sistema de transporte público por ônibus (SPPO) da cidade passou a ser composto por 4 consórcios formados por 34 empresas:

Acari
Alpha
América
Barra
Braso Lisboa
Campo Grande
City Rio
Estrela
Estrela Azul
Futuro
Gire
Ideal
Jabour
Litoral Rio
Matias
Nossa Senhora de Lourdes
Novacap
Paranapuan
Pavunense
Pégaso
Penha Rio
Real Auto Ônibus
Redentor
Rio Rotas
Rubanil
Saens Peña
São Silvestre
Tijuca
Translitorânea
Transurb
Três Amigos
Verdun
Vila Isabel
Vila Real

GPS

Em 2 de setembro de 2013, início da integração do Sistema de Monitoramento e Fiscalização de Transporte Público por Ônibus ao Centro de Operações Rio (COR), permitindo a visualização em tempo real da frequência e itinerário da frota de 8.800 ônibus municipais com GPS.

BHLS

Em 8 de outubro, de 2013 o presidente da Fetranspor, Lélis Teixeira, em palestra no 19º Congresso da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) apresenta o projeto de implantação do sistema BHLS na Zona Sul, com modernos ônibus de piso baixo com ar-condicionado e pontos de parada com painéis eletrônicos indicando o tempo de chegada dos veículos. Projeto que nunca foi executado.

Demanda

Entre dezembro de 2013 e dezembro de 2014 o sistema de ônibus municipal transportava diariamente 3,66 milhões de passageiros em média.


Resumo de dados por consórcio em 2016


Linhas experimentais

Em 27 de setembro de 2016, foram inauguradas 4 linhas experimentais de coleta de dados:

LECD - 21 - Rio Comprido - Largo do Machado
LECD - 22 - Cidade de Deus - Candelária, via Estrada Grajaú-Jacarepaguá
LECD - 23 - Freguesia - Madureira, via Cascadura
LECD - 24 - Cascadura - Jardim Oceânico, via Linha Amarela/Rio das Pedras

Novas linhas

Com a inauguração do BRS (Bus Rapid Service) de Copacabana, foram inauguradas 12 linhas com itinerário reduzido.


O Globo, 07/04/2011
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Tarifa

Em primeiro de junho de 2013, a tarifa dos ônibus convencionais foi reajustada de R$ 2,75 para R$ 2,95. Os ônibus convencionais com ar-condicionado que até então contavam com tarifas diferenciadas, de acordo com a extensão da linha, passaram também a cobrar a tarifa única de R$ 2,95. A tarifa dos ônibus rodoviários especiais com ar-condicionado (antigos frescões) permaneceu inalterada. Após uma série de protestos, inclusive com uma passeata em 18 de junho com cerca de 100 mil pessoas, o reajuste foi suspenso. Em 20 de junho de 2013 a tarifa foi reajustada para R$ 2,75.

Em 2 de janeiro de 2016, a tarifa do Bilhete Único Municipal foi reajustada de R$ 3,40 para R$ 3,80.


REFERÊNCIAS:

Licitação para ônibus recebe críticas. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 21 novembro 1996. p. 28.

E agora, em que ônibus eu vou. O Globo. Rio de Janeiro. 07 abril 2011. Jornal de Bairro Tijuca. p.2.

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