1980 - 1989


Histórico

Redução do Número de Empresas

Em maio de 1980, a prefeitura contratou a empresa Sapsa (Serviços de Assessoria, Planejamento e Engenharia) para elaboração do Plano de Racionalização de Transportes, que entre outras medidas previa a diminuição do número de empresas, possibilitando a redução do consumo de combustível e a criação de áreas seletivas. 


Jornal do Brasil, 18/05/1980


Em 29 de janeiro de 1981, o prefeito Júlio Coutinho baixou o decreto nº 2.976, determinando que a partir de primeiro de outubro de 1981 cada empresa permissionária deveria possuir frota mínima de 120 carros. Revogando o artigo 2º do decreto "E" nº 1.482 /67 que determinava frota mínima de 60 carros por empresa.

O objetivo da prefeitura era forçar a fusão das pequenas empresas. Das 51 empresas permissionárias, 12 tinham entre 60 e 80 carros, 6 tinham entre 80 e 100 carros, 13 entre 100 e 120 carros e as outras 21 empresas tinham mais de 120 ônibus, a quantidade mínima exigida pelo decreto.

Em janeiro de 1981, a cidade contava com cerca de 6 mil ônibus, 385 linhas, que transportavam anualmente 1,5 bilhão de passageiros.

Em sete meses foram extintas 15 empresas:

Andorinha
Auto Dinâmica
Caju
Carioca
Castelo
Choupal
Elite
Estrela de Prata
Federal
Forte
Leblon
Palácio
São Ricardo
Suburbana
Taninha

Ônibus Padron

Em 23 de fevereiro de 1981, início da operação experimental dos 5 primeiros ônibus Padron no Rio de Janeiro, na linha 219 (Usina - Praça XV) da CTC. Os donos das empresas de ônibus alegavam que os veículos eram muito caros e que levariam as empresas à falência. Os veículos já tinham sido testado nas cidades de Porto Alegre, Brasília, Recife e Belo Horizonte, com bons resultados.

Em 21 de setembro de 1981, início da operação experimental do ônibus Padron articulado, com capacidade para 180 passageiros, na linha 219 da CTC.


Ônibus Padron articulado em testes na linha 219 da CTC


Em julho de 1983, a Ciferal vence a concorrência da CTC para o encarroçamento de 125 ônibus Padron  com chassi Volvo. Os primeiros veículos começam a circular em dezembro de 1983 na linha 261 (Praça XV - Marechal Hermes). 


O Globo, 16/12/1983, Jornais de Bairro

Ciferal Padron II sobre chassi Volvo B58


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Transporte Moderno, janeiro 1986


Paquetá

Em março de 1986, o arquiteto Jaime Lerner propõe a implantação de um bondinho puxado por trator, para o transporte de passageiros, na Ilha de Paquetá, em correspondência com os horários das barcas. Projeto que nunca foi executado.

Jornal do Brasil, 20/02/1986, Caderno B


Sistema Integrado de Transportes


Sistema Integrado de Transportes proposto em 1985


Em 19 de agosto de 1986, a prefeitura encaminhou ao BNDES pedido de financiamento no valor de Cz$ 230 milhões para construção de 10 terminais rodoviários urbanos no Município, sendo 4 na Zona Oeste – Santa Cruz, Bangu, Deodoro e Realengo, 5 na Zona Norte – Ramos, Meyer, Estácio, Portuguesa e Cocotá, e um em Jacarepaguá – Pau Ferro.

Trata-se da primeira iniciativa da Prefeitura de implantar de um Sistema Integrado de Transportes por ônibus na cidade. O trecho entre o Centro e o Terminal Deodoro, via Avenida Brasil,  seria operado com ônibus articulados. O projeto nunca foi executado.


O Globo, 17/10/1986, Jornais de Bairro


Em outubro de 1988, a Companhia de Engenharia de Tráfego, apresenta o plano de implantação de sistema tronco-alimentador na Ilha do Governador, com um terminal de integração no bairro da Portuguesa e quatro linhas troncais de ônibus para o Centro. Projeto também nunca executado.

Integração Metrô-Ônibus

Em 18 de setembro de 1981, são inauguradas as primeiras duas linhas de ônibus integradas ao Metrô:

M-21 (Metrô Botafogo - Leblon), via Humaitá
M-22 (Metrô Botafogo - Ipanema), via Copacabana

O Globo, 17/09/1981

Metrô Botafogo em julho de 1982


Em 4 de novembro de 1981, foi inaugurada a primeira linha de integração metrô-ônibus na zona norte, a M-41 (Estácio-Usina), extinta após a inauguração do trecho Estácio - Sáenz Peña do Metrô em 1982.


Integração Metrô-Ônibus em 1982


Encampação 

Em 10 de dezembro de 1985, na administração Leonel de Brizola, o governo do estado encampou 16 empresas de ônibus, sendo 5 empresas municipais da capital e 11 da região metropolitana. As mesmas só foram devolvidas aos proprietários em 6 de janeiro de 1988 pelo governador Moreira Franco. Segundo Leonel Brizola, foram encampadas em respeito aos interesses da população que eram vítimas de um cartel.  As seguintes empresas foram encampadas: Viação Nossa Senhora do Amparo Ltda., Viação Vera Vera Cruz S.A., Viação Estrela S.A., Viação Ponte Coberta Ltda., Luxor Transportes Ltda., Viação Caravelle Ltda., Viação União Ltda., Turismo Magelli Ltda., Auto Viação ABC Ltda., Empresa Nossa Senhora Aparecida Ltda., Transportes Oriental Ltda., Transportes América Ltda., Real Auto Ônibus S.A.., Viação Redentor, S.A., Amigos Leopoldinenses, Cavalcanti e Cia. Ltda, e Auto Viação Jabour Ltda., totalizando 1.895 ônibus. O governo do estado junto com a  CTC,  passou a controlar cerca de 30 % da frota de ônibus de toda a Região Metropolitana. Na capital passou a controlar cerca de 27% da frota com 97 linhas, sendo 85 convencionais, 11 especiais com ar-condicionado e uma de micro-ônibus. Em 18 de dezembro o governo do estado já controlava 23 empresas, com a incorporação de 7 subsidiárias das 16 empresas desapropriadas: Riviera, Turismo ABC, Turismo Real, Nossa Senhora do Amparo, Icaraí, Miramar e Anatur.


Indenizações avaliadas pelo governo do estado do Rio de Janeiro
Transporte Moderno, janeiro 1986

Fim da encampação
O Globo, 07/01/1988


Surge o Detro

Em novembro de 1987, no governo Moreira Franco, o Departamento Geral de Transportes Concedidos (DTC) foi transformado em autarquia, passando a ser denominado Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro).


Criminalidade


Jornal do Brasil, 30/06/1984
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Jornal do Brasil, 22/02/1985


Tarifa

Em 7 de novembro de 1981, com o reajuste das passagens de ônibus, o número de tarifas vigentes no município passou de 39 para 16. Em abril de 1981 o prefeito Júlio Coutinho tinha anunciado a Tarifa Única para setembro do mesmo ano, o que não aconteceu. A Tarifa Única só foi instituída no município em janeiro de 1993 na gestão do prefeito César Maia.


REFERÊNCIAS:

Considerações sobre a evolução do sistema de transporte da cidade do Rio de Janeiro, de março de 1979 até setembro de 1981. Departamento Geral de Transportes Concedidos. 1981.

Rio fixa frotas mínimas de ônibus. O Globo. Rio de Janeiro. 30 janeiro 1981.

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