Rio Viação

Rio Viação  S.A.
1927 - 1932

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1927 na cidade do Rio de Janeiro pelos sócios Edgard Barros Pereira e Jorge Monteiro Valente.

Também conhecida como empreza "América".

Em 21 de julho de 1927, foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar sua primeira linha de omnibus, a Palácio Monroe – Jardim Maria da Graça, com o seguinte itinerário: Passeio, Praça Floriano, 13 de Maio, Largo da Carioca, Uruguayana, Marechal Floriano, Praça da República (lado Quartel), Estrada de Ferro, Senador Euzebio (ida), Visconde de Itaúna (volta), Mangue, Boulevard São Christóvão, Praça da Bandeira,  rua São Christóvão, Figueira de Mello, Campo de São Christóvão, São Luiz Gonzaga, Suburbana até o ponto final em Maria da Graça. Volta pelo mesmo itinerário até a rua 13 de Maio entrando na Avenida Almirante Barroso, Senador Dantas e rua do Passeio com ponto final no Palácio Monroe.  A linha tinha 3 secções tarifárias de 400 réis:

1ª - Palácio Monroe - Rua Machado Coelho
2ª - Machado Coelho - Largo da Cancella
3ª - Largo da Cancella - Maria da Graça

A linha era subvencionada pela Companhia Immobiliária Nacional responsável pelo loteamento do bairro de Maria da Graça.

Em 2 de novembro de 1927, foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar a linha de omnibus Praça Mauá - Palácio Guanabara com o seguinte itinerário: Rua do Roso (esquina Pinheiro Machado), Pinheiro Machado, Paysandu, Praia do Flamengo, Beira Mar, Rio Branco até a Praça Mauá. Volta pelo mesmo itinerário entrando na rua Ypiranga, rua do Roso até a esquina da rua Pinheiro Machado. A linha foi inaugurada em 24 de dezembro de 1927, com tarifa única de 400 réis.

Em 7 de janeiro de 1928, foi autorizada a prolongar a linha Praça Mauá - Palácio Guanabara até Copacabana, com o seguinte itinerário: Praça Mauá, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Paysandu, Pinheiro Machado, Farani, Praia de Botafogo, Voluntários da Pátria, Real Grandeza, Tunnel Alaor Prata, Barroso (atual Siqueira Campo), Tonelero, Santa Clara até o ponto final na esquina da Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Volta pela rua Domingos Ferreira, Praça Serzedello Corrêa, Barroso, seguindo o mesmo itinerário. A linha tinha 4 secções tarifárias:

1ª - Praça Mauá - Rua Paysandu, 400 réis 
2ª - Paysandu - Pavilhão Mourisco, 200 réis
3ª - Pavilhão Mourisco - Tunnel Alaor Prata, 200 réis
4ª - Tunnel Alaor Prata - Ponto final, 200 réis

Em fevereiro de 1928, contava com frota de 8 omnibus.

Em 30 de maio de 1928, foi autorizada a implantar a linha de omnibus Palácio Monroe - Largo da Cancella, com o seguinte itinerário: Palácio Monroe, Rio Branco, Visconde de Inhaúma, Marechal Floriano, Estrada de Ferro, Sendor Euzebio (ida), Visconde de Itaúna (volta), Mangue, rua São Christóvão, Figueira de Mello, Praça Marechal Deodoro (Campo), São Luiz Gonzaga até o Largo da Cancella. A linha tinha duas secções de 400 réis:

1ª - Palácio Monroe - Machado Coelho
2ª - Machado Coelho - Largo da Cancella

Em 14 de julho de 1932, foi autorizada a implantar duas novas linhas de omnibus, com os seguintes itinerários e tarifas:

Fábrica das Chitas - Palácio Monroe: Fábrica das Chitas, Desembargador Isidro, Conde de Bonfim, Largo da Segunda Feira, São Francisco Xavier, Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Lauro Muller, Mangue, Praça Onze de Junho, Visconde de Itaúna (ida), Senador Euzebio (volta), Praça da República (lado Quartel), Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Rio Branco até o ponto final no Palácio Monroe. A linha tinha 3 secções tarifárias:

1ª - Palácio Monroe - Camerino, 200 réis
2ª - Palácio Monroe - rua Affonso Penna, 600 réis
3ª - Affonso Penna - Fábrica das Chitas, 400 réis

Meyer - Cascadura: Estação do Meyer, Amaro Cavalcanti, rua Manuel Victorino, Elias da Silva, Nerval de Gouvêia, Estação de Cascadura. A linha tinha 3 secções tarifárias de 200 réis cada:

1ª - Estação Cascadura - Estação Piedade
2ª - Estação Piedade - Estação Engenho de Dentro
3ª - Estação Engenho de Dentro - Estação Meyer

Garagem: Suburbana, 737, Maria da Graça


REFERÊNCIAS:

Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 05 junho 1927. p.16.

Termo de Cessão e Transferência. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 05 junho 1927. p.16.

Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 28 julho 1927. p.19.

Termo Additivo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 03 dezembro 1927. p.15.

Os omnibus e o problema da locomoção. O Imparcial. Rio de Janeiro. 17 fevereiro 1928. p.1.

Os transportes para o bairro de Maria da Graça. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 02 março 1928. p.18.

Termo Additivo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 19 junho 1928. p.22.

Indicador Nominal Alphabetico. Almanak Laermmet para 1929. Rio de Janeiro. 2º Volume Distrito Federal. p.241.

Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 16 julho 1932. p.19.







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