Em novembro de 1929, os moradores da Gávea reclamavam que o bairro não era atendido por nenhuma linha de ônibus. As linhas tinham ponto final no Largo dos Leões, em Botafogo, deixando os moradores do Jardim Botânico e da Gávea dependentes dos bondes da Light.
Em meados de 1947, foi inaugurada a linha 50 (Carioca - Marquês de São Vicente) a primeira linha de ônibus a subir a rua Marquês de São Vicente, até então só atendida por bondes. A linha no entanto em poucos meses praticamente desapareceu, restando apenas um carro em circulação.
Ainda em 1947, com frota de 7 ou 8 carros, surge uma linha de auto-lotação, entre o ponto final dos bondes na Praça Augusto de Lima, no final da rua Marquês de São Vicente, e o Alto da Gávea, cobrando Cr$ 3,00, beneficiando os moradores da Rocinha. Em 1950, o ponto final da linha era Praça Santos Dumont.
Ponto final da linha 11 (Gávea - Tijuca) da Viação Carioca
na Avenida Marquês de São Vicente em dezembro de 1955
Foto Arquivo Nacional
Linhas da Gávea e São Conrado em 1968
Foto - Rua Marquês de São Vicente em 1969
REFERÊNCIAS:
O serviço de omnibus para a Gavea e o Jardim Botânico. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 06 novembro 1929. p.7.
Quais as necessidades do seu bairro. A Manhã. Rio de Janeiro. 27 dezembro 1947. p.2.
Motoristas agressivos. A Manhã. Rio de Janeiro. 26 novembro 1950. p.2.
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