Brasileira

Empresa Brasileira de Auto Omnibus
1927 - 1929

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada em 1927 na cidade do Rio de Janeiro pelos sócios Zaka Saad e Jorge Zouain.

Em 6 de setembro de 1927, foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar sua primeira linha de auto-omnibus, a Estação Engenho de Dentro - Palácio Monroe, com o seguinte itinerário: rua Engenho de Dentro, Dias da Cruz, 24 de Maio, São Francisco Xavier, Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Lauro Muller, Mangue, Visconde de Itaúna (Ida), Snador Euzebio (volta), Estrada de Ferro, Praça da República, Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Rio Branco até o ponto final no Palácio Monroe. A linha tinha passagem direta de 1$200 réis e 8 secções de 200 réis:

1ª  – Engenho de Dentro – Estação Meyer
2ª  – Estação Meyer – Estação Sampaio
3ª  – Estação Sampaio – Estação São Francisco Xavier
4ª  – Estação São Francisco Xavier – rua Dona Zulmira
5ª  – Dona Zulmira – rua Affonso Penna
6ª  – Affonso Penna – rua Machado Coelho
7ª  – Machado Coelho – rua Camerino
8ª  – Camerino – Monroe

Em maio de 1928, inaugura a linha Meyer – Palácio Monroe, com o seguinte itinerário: Palácio Monroe, Rio Branco, Visconde de Inhaúma, Marechal Floriano, Praça da República (lado Quartel), Senador Euzebio (ida), Visconde de Itaúna (volta), Mangue, Praça da Bandeira, Mariz e Barros, São Francisco Xavier, 24 de Maio, Silva Freire, Archias Cordeiro até o ponto final na Estação do Meyer. A linha tinha passagem direta de 1$200 réis e 7 secções de 200 réis:

1ª  – Monroe - Camerino
2ª  – Camerino – Machado Coelho
3ª  – Machado Coelho – rua Affonso Penna
4ª  – Affonso Penna – rua Dona Zulmira
5ª  – Dona Zulmira – Estação São Francisco Xavier
6ª  – Estação São Francisco Xavier – Estação Sampaio
7ª  – Estação Sampaio – Estação Meyer

Em fevereiro de 1929, inaugura a linha Villa Isabel – Palácio Monroe, com o seguinte itinerário: Palácio Monroe, Rio Branco, Visconde de Inhaúma, Marechal Floriano, Praça da República (lado Quartel), Senador Euzebio Ida), Visconde de Itaúna (volta), Mangue, Praça da Bandeira, Mariz e Barros, São Francisco Xavier, 28 de Setembro até o ponto final na Praça Barão de Drummond. A linha tinha passagem direta de 800 réis e 5 secções de 200 réis:

1ª  – Monroe - Camerino
2ª  – Camerino – Machado Coelho
3ª  – Machado Coelho – rua Affonso Penna
4ª  – Affonso Penna – rua Dona Zulmira
5ª  – Dona Zulmira – Praça Barão de Drummond

Em 15 de maio de 1929, a linha Engenho de Dentro - Monroe, é substituída pela linha Uruguay – Palácio Monroe, com o seguinte itinerário: rua Uruguay, esquina com Barão de Mesquita, Conde Bonfim, Praça Sáenz Peña, Conde de Bonfim, Haddock Lobo, Machado Coelho, Mangue, Visconde de Itaúna (ida), Senador Euzebio (volta), Estrada de Ferro, Praça da República, Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Rio Branco até o ponto final no Palácio Monroe. A linha tinha passagem direta de 1$000 réis e 5 secções de 200 réis:

1ª – Palácio Monroe - Camerino
2ª – Camerino – Machado Coelho
3ª – Machado Coelho – rua Affonso Penna
4ª – Affonso Penna – Praça Sáenz Peña
5ª – Praça Sáenz Peña – rua Uruguay

Em julho de 1929, a Empresa Brasileira Auto-Ônibus é adquirida pela empresa Auto-Omnibus S.A. da Light.

Entre 1929 e 1930, o Grupo Light, visando o controle exclusivo da operação do transporte coletivo na cidade, adquire mais 8 empresas de auto-omnibus: Cruzeiro, Ipiranga, Independência, Conceição, Maracanã, Motor Viação, Empresa Brasileira e Empresa Esperança, totalizando 87 veículos, sendo 17 em precárias condições.


REFERÊNCIAS

Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 09 setembro 1927. 

Termo de Additivo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 11 maio 1928. p.17.

Termo de Additivo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 22 maio 1929. p.19.

Auto Ônibus, Legislação, Autorizações. Companhia de Carris, Luz e Força do Rio de Janeiro Ltda. Rio de Janeiro. Outubro 1940. p.59.









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