Viação Irajá
1932 - 1937
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1932 na cidade do Rio de Janeiro por Melchiades José Coelho da Rocha.
Em 26 fevereiro de 1932, é assinado o Termo de Obrigação junto à Inspetoria de Concessões da Prefeitura, para estabelecer três linhas de ônibus:
Madureira - Irajá, via Estrada Marechal Rangel (atual Ministro Edgard Romero)
Cascadura - Barra da Tijuca, via Porta da Água
Cascadura - Bangu, via Estrada Intendente Magalhães
Em janeiro de 1933, inaugura uma nova linha, a Madureira - Vila Santa Thereza, com o seguinte itinerário: Carolina Machdo, Maria Freitas, Domingos Lopes, Conselheiro Galvão e dos Rubis, com ponto final na esquina da rua Uruguay. A linha tinha seções nas estações Tury-assú e de Sapé.
Em maio de 1933, os bens e a concessão da Viação Irajá são transferidos do senhor Melchiades José Coelho da Rocha para Eduardo Duarte da Cruz.
Em junho de 1933, operava uma linha com ponto final na localidade de Pau Ferro, em Jacarepaguá, obrigando os moradores da Freguezia a caminhar até o Largo da Matriz.
Em 25 de junho de 1934, foi suspensa a operação da linha Madureira - Bento Ribeiro, sendo sua concessão cassada no dia seguinte.
A empresa encerra suas operações, provavelmente, entre 1937 e 1938.
Sede/Garagem: rua Guajuvira, 46, Marechal Hermes
REFERÊNCIAS:
Explodiu o galão de gazolina. Correio da Manhã. 29 novembro 1934. p.8.4
Termo Additivo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 10 janeiro 1933. p.23.
Viação Vera Cruz. Lusitânia. Rio de Janeiro. 30 setembro 1933. p.74.
Tem novo dono a empresa Viação Irajá. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 24 maio 1933. p.3.
Termo de Transferência. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 24 maio 1933. p.21.
Largo da Freguzia. Revista Suburbana. Rio de Janeiro. Junho 1933. p.5.
Atropelado por um omnibus. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 03 maio 1935. p.2.
Edital. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 23 janeiro 1936. p.23.
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