Inhaúma

Inhaúma Auto-Viação
1933 - 1935

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 22 de junho de 1933 na cidade do Rio de Janeiro por Joaquim Moreira da Silva.

Em 7 de dezembro de 1933, foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar sua primeira linha de auto-omnibus, a Estação Cascadura - Estação Ramos com o seguinte itinerário: Estação Cascadura, Suburbana, rua dos Cardosos, Estação de Cavalcanti, Maria Passos, Silva Valle, Estação Engenho do Matto, Avenida Rio-Petrópolis (atual Automóvel Clube), Inhaúma, Caminho da Freguezia, Estrada de Itararé, Quatro de Novembro e Estação Ramos. A linha tinha 5 secções tarifárias de 200 réis cada:

1ª - Estação Cascadura - Estação Cavalcanti
2ª - Estação Cavalcanti - Estação Engenho do Mattto
3ª - Estação Engenho do Mattto - Inhaúma
4ª - Inhaúma - Rua Clapp Filho
5ª - Clapp Filho - Estação Ramos    

Em setembro de 1933, explorava a linha de ônibus Estação de Ramos - Estação Cascadura, via Cavalcanti.

A empresa foi extinta em 14 de fevereiro de 1935 ao ser absorvida pela Viação Santa Helena.

Garagens: 

       Praça Botafogo, 20A, Inhaúma
        Avenida Suburbana, 1961, Maria da Graça


REFERÊNCIAS:

Os omnibus da estação de Cavalcanti. A Noite. Rio de Janeiro. 15 setembro 1933. p.5.

Inspetoria de Concessões. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 21 outubro 1933. p.20.

Termo Inicial de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 08 dezembro 1933. p.20.

Termo Additivo de Transferência. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 16 fevereiro 1935. p.22.

FALCÃO, Cláudio; CUNHA, Eduardo. Viação Inhaúma. Riônibus Antigo. Acesso em 13 dezembro 2021. 






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