1928 - 1930
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1928 na cidade do Rio de Janeiro por Francisco Machado.
Em 21 de junho de 1928, foi autorizada pela Prefeitura do Distrito Federal a implantar sua primeira de linha de omnibus, a Praça Mauá – Praça Serzedello Corrêa, com o seguinte itinerário: Praça Mauá, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Pasteur, Wenceslao Braz, Tunnel Novo, rua Salvador Corrêa (atual Princesa Isabel), Atlântica, Hilário de Gouvêa, Praça Serzedello Corrêa, esquina com Barroso. Volta: Praça Serzedello Corrêa, Barroso, Atlântica, seguindo o mesmo itinerário de ida. A linha, com passagem direta de 1$000 réis, tinha duas seções:
1ª - Praça Mauá - Pavilhão Mourisco, 600 réis
2ª - Pavilhão Mourisco -Praça Serzedello Corrêa, 400 réis.
Em pouco tempo a linha foi prolongada até a Igrejinha, atual Posto 6.
Em janeiro de 1929, substituindo a linha Praça Mauá – Igrejinha, é inaugurada a linha Muda da Tijuca – Monroe, com o seguinte itinerário: Palácio Monroe, Rio Branco, Visconde de Inhaúma, Marechal Floriano, Praça da República (lado quartel), Senador Euzébio, Machado Coelho, Haddock Lobo, Conde de Bonfim até o ponto final na Muda da Tijuca.
Em 30 de dezembro de 1929, a Viação Tijuca é adquirida pela firma Studebaker do Brasil S.A, que a revende à empresa Auto Omnibus S.A, do Grupo Light, em fevereiro de 1930.
Entre 1929 e 1930, o Grupo Light, buscando o controle exclusivo da operação do transporte coletivo na cidade, adquiriu ainda 8 empresas de auto-omnibus: Cruzeiro, Ipiranga, Independência, Conceição, Maracanã, Motor Viação, Empresa Brasileira e Empresa Esperança, totalizando 87 veículos, sendo 17 em precárias condições.
REFERÊNCIAS
Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 22 junho 1928. p.19.
Termo Additivo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 01 janeiro 1930. p.20.
Auto Ônibus, Legislação, Autorizações. Companhia de Carris, Luz e Força do Rio de Janeiro Ltda. Rio de Janeiro. Outubro 1940. p.59.
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