Tarifa Zero

Transporte público de tarifa zero completa 3 anos em Silva Jardim

06/02/2017 - Prefeitura de Silva Jardim

Por Lucas Madureira

O transporte público de tarifa zero está completando neste mês de fevereiro, três anos de funcionamento em Silva Jardim. Desde que foi implantado na cidade, a Secretaria Municipal de Transportes estima que a frota composta por 10 ônibus, já tenha transportado mais de 1,5 milhão de passageiros.

Antes da implantação do transporte, os moradores das localidades rurais do município possuíam uma grande dificuldade para se deslocarem para o Centro da cidade, como era o caso do jovem Luiz Thiago de Jesus, de 23 anos.

Morador do distrito de Gaviões, Thiago conta que três anos atrás, para ir ao Centro de Silva Jardim, era preciso fretar uma Kombi ou esperar por uma carona. “Como eu precisava ir à rua toda semana para estudar (inglês), o jeito era pagar R$ 20. Foi um período muito difícil”, relembra.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, a frota transporta diariamente cerca de 1.400 pessoas, sendo que cerca de 45% desse total corresponde a linha de Cesário Alvim, que mais transporta passageiros.

Ediná Maciel de Oliveira, de 49 anos, é uma passageira assídua da linha. Moradora do bairro Cidade Nova, ela precisa ir a Varginha frequentemente buscar o neto. Ediná diz que o transporte tem proporcionado uma economia muito grande. “Aqui em Silva Jardim tem gente que não tem condições para pagar passagem, então, esse ônibus é realmente uma bênção”, afirma.

O jovem Paulo Roberto Viviani, de 19 anos, mora em Varginha e conta que vai quase todos os dias ao Centro da cidade. “O transporte é muito eficiente e ótimo para nós, moradores, porque não é sempre que a gente tem R$ 5,50 pra pagar passagem”, disse.

Os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Transportes apontam que em 2014 foram transportados aproximadamente 541 mil passageiros. Em 2015, foram cerca de 489 mil passageiros. E no ano passado, esse número foi de 498 mil passageiros transportados pelos ônibus da prefeitura.

Foto Luiz Thiago de Jesus

 










Comentários