Histórico
Na primeira metade da década de 1850, antes da inauguração da Estrada de Ferro Mauá, havia uma linha de ônibus de tração animal, com carro de 10 lugares, entre o Porto da Estrella e Fragoso em correspondência com os vapores que partiam todos os dias às 11 horas da Praça Mauá no Rio de Janeiro. A passagem do ônibus custava dois mil réis e do vapor mil e quinhentos.
Entre Fragoso e Petrópolis havia o serviço de transporte por animais por 4 mil réis ou de liteiras por 10 mil réis. Com possibilidade de hospedagem e refeição em Fragoso.
Em função da grande procura era aconselhável escrever com dois dias de antecedência reservando um lugar no ônibus.
Em 30 de janeiro de 1953, foi inaugurada a linha de ônibus Rio de Janeiro (Praça Mauá) - São Francisco de Croará, via Suruí, Mauá, Anil e Olaria.
Em junho de 1961, o Governador Celso Peçanha inaugura a Estrada Nova de Mauá, ligando Guia de Pacobaíba à Rodovia de Contorno da Guanabara, atual Rodovia Rio-Teresópolis.
Na mesma época foi entregue a pavimentação da Avenida Governador Roberto Silveira, ligando Piabetá à Avenida Automóvel Clube.
Em abril de 1977, o prefeito Olívio de Mattos divulgou o plano de construção da rodoviária de Magé junto ao canal, que nunca foi construída.
Em novembro do mesmo ano a Prefeitura entrou em acordo com as empresas municipais e intermunicipais com ponto final na sede do município, nas ruas Doutor Siqueira, Duque de Caxias, Avenida Padre Anchieta e Praça Getúlio Vargas, para transferirem seus pontos finais para a rua Coronel Macieira, junto à linha férrea, ao lado da estação ferroviária. Até que o governo do estado, através da Coderte, construísse o terminal rodoviário definitivo.
O terminal provisório iniciou suas operações em 1981 com as empresas Luxor Transportes e Turismo, Cachoeirense, Rio Minho, Viação Estrela, Viação Teresópolis, Auto Luxo, Viação Nossa Senhora da Piedade, Primavera e Expresso Rio de Janeiro.
Foto Luiz Bareza
Em agosto de 1989, o sistema de ônibus municipal de Magé, com 31 linhas, era explorado pelas empresas Transportadora Primavera (Grupo Luxor) e Sandiego.
Rodoviária de Magé em 2022
Linhas Municipais, Transporte e Turismo Iluminada
Andorinhas
Pau Grande
Piabetá
Ypiranga
Linhas Intermunicipais
121Q - Niterói, via BR-101, Expresso Rio de Janeiro
1121Q - Niterói, via BR-101, Expresso Rio de Janeiro
122Q - Alcântara, Expresso Rio de Janeiro
123Q - Itaboraí, Expresso Rio de Janeiro
125C - Central - Magé, Reginas
415T - Barra da Tijuca - Magé, Viação Vera Cruz
415T - Barra da Tijuca - Magé, Viação Santo Antônio
465C - Andorinhas - Duque de Caxias, Reginas
MB15 - Cachoeiras de Macacu - Magé, Reginas
603I - Nova Iguaçu, Expresso Rio de Janeiro
800I - Caneca Fina - Magé, Reginas
s/n - Teresópolis - Magé, via Guapimirim, Viação Teresópolis
Vans
M546 Magé - Niterói
Magé - Central
REFERÊNCIAS:
Gaveta de sapateiro. Excelsior. Rio de Janeiro. Setembro 1937. p.697.
Estradas. O Fluminense. Rio de Janeiro. 22 junho 1961. p.9.
Centro vai ter sinal luminoso, o que é uma novidade. O Fluminense. Niterói. 29 abril 1977. Edição Magé, Itaboraí, Rio Bonito. p.2.
Ônibus mudam terminal e empresas constróem abrigos. O Fluminense. Edição Magé, Itaboraí, Rio Bonito. 11 novembro 1977. p.2.
Ônibus de Magé tem aumento sem decreto. O Fluminense. Niterói. 08 agosto 1989. p.7.
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