Magé


Histórico

Na primeira metade da década de 1850, antes da inauguração da Estrada de Ferro Mauá, havia uma linha de ônibus de tração animal, com carro de 10 lugares, entre o Porto da Estrella e Fragoso em correspondência com os vapores que partiam todos os dias às 11 horas da Praça Mauá no Rio de Janeiro. A passagem do ônibus custava dois mil réis e do vapor mil e quinhentos.

Entre Fragoso e Petrópolis havia o serviço de transporte por animais por 4 mil réis ou de liteiras por 10 mil réis. Com possibilidade de hospedagem e refeição em Fragoso.

Em função da grande procura era aconselhável escrever com dois dias de antecedência reservando um lugar no ônibus.

Em janeiro de 1953, foi inaugurada a linha de ônibus Rio de Janeiro-São Francisco de Croará, via Suruí, Mauá, Anil e Olaria.

Em junho de 1961, o Governador Celso Peçanha inaugura a Estrada Nova de Mauá, ligando Guia de Pacobaíba à Rodovia de Contorno da Guanabara, atual Rodovia Rio-Teresópolis.

Na mesma época foi entregue a pavimentação da Avenida Governador Roberto Silveira, ligando Piabetá à Avenida Automóvel Clube.


Correio da Manhã, 12/08/1964


Em abril de 1977, o prefeito Olívio de Mattos divulgou o plano de construção da rodoviária de Magé junto ao canal, que nunca foi construída. 

Em novembro do mesmo ano a Prefeitura entrou em acordo com as empresas municipais e intermunicipais com ponto final na sede do município, nas ruas Doutor Siqueira, Duque de Caxias, Avenida Padre Anchieta e Praça Getúlio Vargas, para transferirem seus pontos finais para a rua Coronel Macieira, junto à linha férrea, ao lado da estação ferroviária. Até que o governo do estado, através da Coderte, construísse o terminal rodoviário definitivo.

O terminal provisório iniciou suas operações em 1981 com as empresas Luxor Transportes e Turismo, Cachoeirense, Rio Minho, Viação Estrela, Viação Teresópolis, Auto Luxo, Viação Nossa Senhora da Piedade, Primavera e Expresso Rio de Janeiro.


Rodoviária de Magé por volta de 1980
Foto Luiz Bareza


Em agosto de 1989, o sistema de ônibus municipal de Magé, com 31 linhas, era explorado pelas empresas Transportadora Primavera (Grupo Luxor) e Sandiego.

Rodoviária de Magé em 2022

Linhas Municipais, Transporte e Turismo Iluminada

Andorinhas
Pau Grande
Piabetá
Ypiranga

Linhas Intermunicipais

121Q - Niterói, via BR-101, Expresso Rio de Janeiro
1121Q - Niterói, via BR-101, Expresso Rio de Janeiro
122Q - Alcântara, Expresso Rio de Janeiro
123Q - ItaboraíExpresso Rio de Janeiro
125C - Central - Magé, Reginas
415T - Barra da Tijuca - Magé, Viação Vera Cruz
415T - Barra da Tijuca - Magé, Viação Santo Antônio
465C - Andorinhas - Duque de Caxias, Reginas
MB15 - Cachoeiras de Macacu - Magé, Reginas
603I - Nova Iguaçu, Expresso Rio de Janeiro
800I - Caneca Fina - Magé, Reginas
s/n - Teresópolis - Magé, via Guapimirim, Viação Teresópolis

Vans

M546        Magé - Niterói
                 Magé - Central

REFERÊNCIAS:

Gaveta de sapateiro. Excelsior. Rio de Janeiro. Setembro 1937. p.697.

Estradas. O Fluminense. Rio de Janeiro. 22 junho 1961. p.9.

Centro vai ter sinal luminoso, o que é uma novidade. O Fluminense. Niterói. 29 abril 1977. Edição Magé, Itaboraí, Rio Bonito. p.2.

Ônibus mudam terminal e empresas constróem abrigos. O Fluminense. Edição Magé, Itaboraí, Rio Bonito. 11 novembro 1977. p.2.

Ônibus de Magé tem aumento sem decreto. O Fluminense. Niterói. 08 agosto 1989. p.7.

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