Duque de Caxias


Histórico


Linha Rio de Janeiro - Gramacho em 1946 na Central do Brasil


Em agosto de 1955, o município de Caxias, com cerca de 150 mil habitantes, contava com 23 empresas de ônibus, sendo 12 com sede no município. Diversas linhas de ônibus e lotações partiam de Caxias para o Rio de Janeiro e cidades vizinhas.

Em 22 de dezembro de 1956, foi inaugurada a Estação Rodoviária Francisco Corrêa, na Praça do Pacificador.


Praça do Pacificador em 1956


Algumas linhas de ônibus e lotações intermunicipais para o Rio de Janeiro em janeiro de 1957:

Caxias - Praça Mauá, Duque de Caxias Ônibus Ltda, Cr$ 9
Caxias - Praça Mauá, Limousine Carioca, Cr$ 11
Caxias - Praça da Bandeira, Viação Paredense, Cr$ 9
Caxias - Castelo, Viação Jurema, Cr$ 11

Em janeiro de 1958, foi lançada a pedra fundamental de construção da Refinaria da Petrobrás de Duque de Caxias, em Campos Elíseos, segundo distrito do Município.

No dia 13 de maio de 1958, é inaugurado o Derby Club Fluminense, em Campos Elíseos.

Em outubro de 1958, o ponto final da linha de lotações Caxias - Castelo é transferido da rua Nilo Peçanha, no Castelo,  para a Praça Mauá. As linhas de ônibus e lotações de Caxias, que trafegavam na Avenida Presidente Vargas são transferidos para a Avenida Rodrigues Alves.

Em maio de 1959, a população de Gramacho, bairro já com 20 mil habitantes, pleiteava a transferência da estação terminal dos trens de subúrbio da Leopoldina do centro de Duque de Caxias para Gramacho, antiga estação Sarapuí.

No dia 25 de maio de 1959, a Viação Vera Cruz inaugura a linha Caxias - Meyer, com tarifa direta de Cr$ 10.

Em novembro de 1960, 8 empresas de ônibus e lotações ligavam Caxias ao Estado da Guanabara.

Em junho de 1963, a empresa Shopping Center do Brasil S.A. lança o Shopping Center de Duque de Caxias, interligado à nova estação Rodoviária de Caxias, doada à Prefeitura. Em janeiro de 1963 a empresa também tinha iniciado a construção do Shopping Center do Méier, na rua Dias da Cruz, no Rio de Janeiro.


Folha da Cidade, 23/06/2025


Em 1968, a cidade contava com 14 linhas de ônibus municipais.


Luta Democrática, 15/01/1972

Luta Democrática, 22/01/1972


Em dezembro de 1988, o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Duque de Caxias era composto pelas seguintes empresas:

Auto Ônibus Vera Cruz S.A.
Empresa Auto Viação Jurema S.A.
Empresa de Transportes Limousine Carioca S.A,
Transportes Santo Antônio Ltda.
Auto Viação Reginas Ltda.
Trel - Transturismo Rei Ltda.
Expresso Mangaratiba Ltda.
Transporte Fabio´s Ltda.
Transportes Intermunicipal Ltda.
Transportadora Primavera Ltda.
Transturismo San Diego Ltda.
Viação Vera Cruz S.A.
Viação União Ltda.
Luxor Transportes Ltda.

Outras empresas em Duque de Caxias:

Década de 1950

Viação Gramacho
Emprêsa Agueda Ltda.
Viação Paredense Ltda, linha Caxias - Praça da Bandeira
Estrela do Norte, linha Caxias - Penha
Emprêsa Santa Luzia Ltda.
Viação Olavo Bilac, linha Caxias - Saracuruna

Década de 1960

SHB, linha Caxias - Nova Cidade
Viação Montanhesa


Lotações para Duque de Caxias
Por Mauro Albuquerque

Nos anos 50/60, que é o foco do nosso debate a linha Caxias - Mauá era operada por três empresas distintas. E.A.V. Jurema, Limousine Carioca e Autoviária Rex. Todas três eram formadas por agregados. Ainda passavam pelo centro de Caxias a Duque que vinha de Gramacho, a Municipal que vinha de São João de Meriti. As duas mesmo com carro cheio, do centro de Caxias até Parada de Lucas onde entravam todas na "Variante" , por serem as duas empresas de ônibus pegavam todos os passageiros que estivessem dispostos a viajar em pé. Seria uma maravilha e as três empresas de Caxias poderiam trabalhar sossegadas se realmente cada carro fosse dirigido pelo proprietário do mesmo. Só para citar um exemplo: Conheci um cidadão chamado Valentim, que era sócio de supermercado, logo se tornou proprietário de 8 carros, ele junto com outros dois "patricios" que também tinham muitos carros, os três juntos tinham a maioria da frota e por isso forçaram em cima dos outros a implantação do regime de "caixa única", Isso funcionava assim: todos os carros passariam a entregar a féria no escritório, no final da semana era somado o total arrecadado e dividido igualmente pelo total de viagens que todos os carros fizeram. Então o "patrício" nos dizia: -Deixa pra lá o passageiro, o importante é que em vez de 5 viagens tu faças 6. Levando em conta que o trânsito da época era menor e a "Variante" era nova e a pista um tapete, entendeu porque os Cariocas e os Juremas "voavam" na Variante. Isso virou moda e logo todas as linhas estavam dominadas por esse regime que acabou achatando os que dirigiam seus próprios carros e engordando ainda mais os que já tinham muito.


Viação Paredense
Centro de Documentação e Memória
Eurico Divon Galhardi


Em 23 de novembro de 1983, a Prefeitura de Duque de Caxias inaugura o terminal para as linhas de ônibus com ar-condicionado para o Rio de Janeiro, localizado na Praça do Pacificador.


Divulgação em março de 2025


REFERÊNCIAS:

Um bilhão de cruzeiros a produção industrial de Duque de Caxias no ano de 1954. Folha de Caxias. Duque de Caxias. 21 agosto 1954. p.3.

Inaugurada a Rodoviária. Folha da Cidade. Duque de Caxias. 22 dezembro 1956. p.1.

Novo aumento no preço dos ônibus e lotações. Folha da Cidade. Duque de Caxias. 20 janeiro 1957. p.1.

Inauguradas as obras da refinaria de Duque de Caxias. Folha da Cidade. Duque de Caxias. 02 fevereiro 1958. p.1.

Vai mudar mesmo o ponto Castelo - Caxias. Folha da Cidade. Duque de Caxias. 12 outubro 1958. p.2.

Linha Caxias - Meyer. Folha da Cidade. Duque de Caxias. 24 maio 1959. p.8.

Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários em Duque de Caxias. O Fluminense. Niterói. 31 dezembro 1988. p.8.

Folha de Caxias Ônibus 1950 até 50/290 ed 0035 1957.

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