Terminal Central de Compras da Pavuna


Histórico

A construção do terminal da Pavuna foi uma iniciativa da fima Sybeton Empreendimentos Imobiliários Indústria e Comércio. O projeto, pioneiro na parceria do poder público com a iniciativa privada, foi lançado em fevereiro de 1980 com o nome Shopping Terminal Pavuna. 

O contrato de financiamento da construção, no valor de Cr$ 240 milhões  foi assinado em outubro de 1980


Jornal do Brasil 15/03/1980

Jornal do Brasil, 15/04/1980


O terminal foi inaugurado 4 de junho de 1982, sendo administrado pela Syberton que cobrava às empresas de ônibus pelo uso do terminal.

O empreendimento, construído num terreno de doze mil metros quadrados, contava com terminal rodoviário com nove plataformas para 22 ônibus, centro comercial com 3 andares, 120 lojas e escadas rolantes e edifício garagem para 160 automóveis.

Em abril de 1983, as cinco empresas de ônibus do bairro da Pavuna, Amigos Leopoldinenses, Auto Diesel, Rubanil, Pavunense e Mosa, se recusavam a operar no terminal, em função do alto custo da taxa de manutenção, considerada absurda. Até então o terminal só abrigava o pontos finais de linhas para São João de Meriti e Nova Iguaçu, com movimento diário de cerca de 10 mil usuários. Enquanto os passageiros das onze linhas das cinco empresas municipais enfrentavam os pontos finais das ruas Mercúrio e Sargento de Milícias.


O Globo, 01/06/1984


REFERÊNCIAS:

FALCÃO, Flávio. Um terreno de 12 mil m² para uma ideia ambiciosa. O Globo. Rio de Janeiro. 28 abril 1982. Jornal de Bairro. p.7.

Terminal da Pavuna ainda não está a todo vapor. O Globo. Rio de Janeiro. 17 dezembro 1982. Jornal de Bairro. p.6.

ESTEVES, Nelma. Terminal da Pavuna: na briga, o povo leva a pior. O Globo. Rio de Janeiro. 08 abril 1983. Jornal de Bairro. p.6.

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