Terminal de Madureira

 
Histórico

Localizado embaixo do Viaduto Negrão de Lima, em frente à rua Angelo Felipe, em Madureira.

Planejado em 1984, é construído em 1985, mas só entra em operação, como terminal em março de 1987, ainda sem os abrigos para os passageiros, com as seguintes linhas:

262 (Madureira - Mauá)
701 (Madureira - Alvorada)
763 (Madureira - Santa Maria)
779 (Madureira - Pavuna)
910 (Madureira - Bananal)

Antes de operar como terminal funcionava como ponto de ônibus. 

Em março de 1990, são iniciadas as obras de remodelação e ampliação do Terminal, dentro do projeto do Corredor Penha - Jacarepaguá, também conhecido como Corredor T-5.

Em 1992, o novo terminal estava projetado para atender 6 linhas de ônibus:

701 (Madureira - Alvorada ), Redentor
761 (Madureira - Boiuna), Santa Maria
762 (Madureira - Colônia), Santa Maria
763 (Madureira - Santa Maria), Santa Maria
764 (Madureira - Pau da Fome), Santa Maria
910 (Madureira - Bananal), Paranapuan

As obras de ampliação só foram concluídas no início de 1993, após inúmeros atrasos nos processos de desapropriação


REFERÊNCIAS:

Terminal em Madureira, Uma boa para o bairro. O Globo. Rio de Janeiro. 19 julho 1985. Jornal de Bairro. p.5.

Miniterminal já funciona mas não agrada a usuários. O Globo. Rio de Janeiro. 13 março 1987. Jornal de Bairro, p.6.

BRANCO, Florence Castelo. Obras já estão em andamento no terminal de Madureira. O Globo. Rio de Janeiro. 28 setembro 1990. Jornal de Bairro. p.4.

LISBOA, Antonio Carlos. Desapropriações paralisam as obras na rodoviária de Madureira. O Globo. Rio de Janeiro. 8 dezembro 1991. Jornal de Bairro. p.12.

Inauguração de terminal tem seu prazo estendido. O Globo. Rio de Janeiro. 9 agosto 1992. Jornal de Bairro. p.4.

Terminal funciona precariamente. O Globo. Rio de Janeiro. 6 junho 1993. Jornal de Bairro. p.5.







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