Terminal da Usina


Histórico

Em 1984, visando disciplinar o trânsito na região,  é lançado o plano de construção do Terminal da Usina, localizado num terreno de 4.500 metros quadrados, no último trecho da rua São Miguel, na Tijuca.

Em 1987, é elaborado o projeto de construção e iniciado o processo de desapropriação do terreno, que durou cerca de 4 anos, em função da resistência dos locatários que não queriam sair dos imóveis.

Em dezembro de 1990, é iniciada a demolição da última casa do terreno. Em função da falta de verba, a construção do terminal só foi iniciada no dia 29 de novembro de 1991.

O Terminal Professor Carlos Manes Bandeira, foi inaugurado no dia 28 de dezembro de 1994, em homenagem ao ecologista, morador do bairro, falecido no mesmo ano.

Iniciou suas operações com as seguintes linhas:

220 (Usina - Mauá), Tijuca
229 (Usina - Castelo), Tijuca
415 (Usina - Leblon), Alpha
426 (Usina - Copacabana), Alpha

Até então os ônibus faziam ponto final no Largo da Usina.

Em novembro de 1997, é inaugurada a reforma e ampliação do Terminal, que ganha novas cabines para despachantes e uma nova plataforma.


REFERÊNCIAS:

Terminal da Usina vai sair do papel. O Globo. Rio de Janeiro. 4 dezembro 1990. Jornal de Bairro. p.9.

Usina ganha seu terminal. O Globo. Rio de Janeiro. 20 dezembro 1994. Jornal de Bairro. p.3.

Reforma amplia terminal rodoviário. O Globo. Rio de Janeiro. 13 novembro 1997. Jornal de Bairro. p.3.








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