1956 c. - 1966
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada na segunda metade da década de 1950 na cidade do Rio de Janeiro.
Distinta da antiga Viação Santa Cecília fundada em 1931 e extinta na década de 1940.
Em 4 de maio de 1955, o Departamento de Concessões intima as empresas Mosa e Santa Cecília a retirarem de circulação os lotações de suas linhas no Centro, num prazo de 60 dias.
Em 6 abril de 1957, foi autorizada pelo Departamento de Concessões a operar a linha de ônibus 16 (Praça 15- Estação Barão de Mauá) com o seguinte itinerário: Estação Barão de Mauá, Avenida Francisco Bicalho, rua Pedro Alves, rua Santo Cristo, rua da América, rua da Gamboa, Túnel João Ribeiro, rua Bento Ribeiro, Estrada de Ferro, Avenida Marechal Floriano, rua Uruguaiana, Largo da Carioca, Avenida Almirante Barroso, Avenida Presidente Antônio Carlos, Avenida General Justo, Aeroporto Santos Dumont, rua Clapp e Praça 15 de Novembro. Volta: rua da Misericórdia, Avenida Nilo Peçanha, Avenida Rio Branco, rua Visconde de Inhaúma, Avenida Marechal Floriano, Estrada de Ferro, Túnel João Ribeiro, rua da Gamboa, rua Santo Cristo, rua Pedro Alves, Avenida Francisco Bicalho até o ponto final na Estação Barão de Mauá da Leopoldina.
Em julho de 1958, inaugura a linha de ônibus 15 (Praça 15 – Largo da Cancela) via Praça Mauá.
Linha 16 (Praça 15 - Caju) por volta de 1959
Para ampliar clique na imagem e abra em uma nova guia
Em 1959 a empresa também operava a linha 17 (Praça 15 - Francisco Sá).
A Noite, 03/05/1961
Para ampliar clique na imagem
Linhas em outubro de 1961
15 (Praça 15 - Cancela), via Santo Cristo
16 (Praça 15 - Caju), via Santo Cristo
17 (Praça 15 - Francisco Sá), via Santo Cristo
Avenida Alfred Agache em 1962. Em movimento um carro da Empresa de Transportes Santa Cecília da linha 17 (Praça 15 - Francisco Sá), renumerada em 1964 para 203, assumida pela CTC em 1965 e extinta em 1972. Atrás, o ponto inicial da Linha 19 (Praça 15 - Leblon) da São Sebastião Ônibus, renumerada para 129 em 1964 e extinta no mesmo ano.
Entre 1963 e 1964, seguindo novo plano de transportes, as linhas 15 (Praça 15-Cancela) e 17 (Praça - Francisco Sá) são renumeradas, ganhando respectivamente as vistas 205 (Praça 15-Cancela) e 203 (Praça 15 - Francisco Sá)
Em 1964, foi extinta a linha 16 (Praça 15 - Leopoldina). Em novembro do mesmo ano a linha 205 (Praça 15 - Praça Argentina) contava com apenas 3 carros em circulação.
Em 1965, a linha 203 (Praça 15 - Francisco Sá) foi repassada à CTC.
Segundo relatos, a Santa Cecília encerrou suas atividades em 1966 ao ter sua licença cassada quando operava sua única linha de ônibus, a 205 (Praça 15 - Praça Argentina), extinta junto com a empresa.
Prefixo da frota: 17 000
Prefixo da frota: 17 000
Departamento de Concessões. Edital nº 4. Diário Oficial da União. 06 maio 1955. Seção 2. p.33.
Criadas mais duas linhas de ônibus. Última Hora. Rio de Janeiro. 06 abril 1957. p.3.
Novas linhas de coletivos para servir à Zona Norte. O Globo. Rio de Janeiro. 10 abril 1957. p.3.
Nova Linha de Ônibus para São Cristóvão. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 22 julho 1958. p.22.
Pai e filho atropelados. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 26 fevereiro 1961. p.5.
Ônibus: amanhã em vigor novos aumentos a 40%. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 17 outubro 1961. p.2.
Ônibus e lotações de sete emprêsas ainda paralisados pela greve. O Jornal. Rio de Janeiro. 12 janeiro 1963. Primeiro Caderno, p.10.
Ainda a Linha 205. O Globo. Rio de Janeiro. 26 novembro 1964. p.9.
Ainda a Linha 205. O Globo. Rio de Janeiro. 26 novembro 1964. p.9.