Brasil

Auto Viação Brasil
1927 - 1957

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1927 na cidade do Rio de Janeiro pela firma F.Lucas & Cia. Ltda. do Sr. Francisco Lucas. 

Inicia suas operações com frota de 26 auto-omnibus de marca N.A.G de 60 cavallos e 35 passageiros, encarroçados na Garage Royal.

Em 27 de outubro de 1927, foi autorizada pela Prefeitura do Distrito Federal a implantar 4 linhas de auto-omnibus:

Muda da Tijuca - Palácio Monroe com o seguinte itinerário: Muda da Tijuca, Conde de Bonfim, Haddock Lobo, Largo do Estácio, Machado Coelho, Mangue, Visconde de Itaúna (ida), Senador Euzebio (volta), Praça da República, Estrada de Ferro, Quartel General, Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Rio Branco até o ponto final no Palácio Monroe. A linha tinha 5 secções de 200 réis:

1ª - Palácio Monroe - Camerino
2ª - Camerino - Machado Coelho
3ª - Machado Coelho - Rua Affonso Penna
4ª - Affonso Penna - Praça Sáenz Peña
5ª - Praça Sáenz Peña - Muda da Tijuca

Club Naval - Balneário da Urca: Almirante Barroso (Club Naval), Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Pavilhão Mourisco, Pasteur, Osório de Almeida, Portugal, Marechal Cantuária e Cândido Gaffrée. Volta pelo mesmo itinerário até a Avenida Beira Mar, entrando na Avenida Luís de Vasconcelos, Passeio, Praça Floriano, 13 de Maio até a Avenida Almirante Barroso. A linha tinha 2 secções de 400 réis:

1ª - Club Naval - Pavilhão Mourisco
2ª - Pavilhão Mourisco - Fortaleza de São João

Largo de São Francisco - Meyer: Largo de São Francisco, Andradas, Marechal Floriano, Praça da República, Senador Euzebio (ida), Visconde de Itaúna (volta), Mangue, Praça da Bandeira, Mariz e Barros, São Francisco Xavier, 28 de Setembro, Praça Barão de Drummond, Visconde de Santa Isabel, Barão do Bom Retiro, 24 de Maio, Silva Freire, Souza Barros, Archias Cordeiro até a Estação do Meyer. Volta pelo mesmo itinerário até a Avenida Marechal Floriano, entrando na Avenida Passos, Luiz de Camões até o Largo de São Francisco.  A linha tinha 6 secções de 200 réis:

1ª - São Francisco - Machado Coelho
2ª - Machado Coelho - Rua Affonso Penna
3ª - Affonso Penna - Rua Dona Zulmira
4ª - Dona Zulmira - Praça Barão de Drummond
5ª - Praça Barão de Drummond - Rua Dona Romana
6ª - Dona Romana - Estação do Meyer

Largo de São Francisco - Estação do Riachuelo: Largo de São Francisco, Andradas, Marechal Floriano, Praça da República, Senador Euzebio (ida), Visconde de Itaúna (volta), Mangue, Praça da Bandeira, São Christóvão, Figueira de Mello, Campo, São Luiz Gonzaga, Licínio Cardoso, Anna Nery até a estação do Riachuelo. Volta pelo mesmo itinerário até a Avenida Marechal Floriano, entrando na Avenida Passos, Luiz de Camões até o Largo de São Francisco.  A linha tinha 5 secções de 200 réis:

1ª - São Francisco - Machado Coelho
2ª - Machado Coelho - Pedro II
3ª - Pedro II - Largo da Cancella
4ª - Largo da Cancella - Largo de Benfica
5ª - Largo de Benfica - Estação do Riachuelo


Fon Fon, 05/11/1927


Em 1948, operava uma única linha de ônibus, a 35 (Engenho de Dentro - Praça Mauá). 

Em primeiro de setembro de 1951, inicia suas operações na linha 40 (Praça Mauá - Engenho de Dentro) via 28 de Setembro, já explorada por duas empresas falidas, a Standard e a Para Todos.

Em 27 de outubro de 1951, a linha 35 (Engenho Novo - Praça Mauá) é prolongada até a Praça São Salvador, em Laranjeiras. No ano seguinte foi encurtada até a Lapa.

Em 1951, inaugura a Linha 135 (Engenho de Dentro - Forte de Copacabana)

Em 1953, suspende a operação das linhas 35 (Engenho de Dentro-Lapa) e 135 (Engenho de Dentro-Forte de Copacabana).

Segundo o pesquisador Eduardo Cunha, a empresa foi extinta em 1957.


Frota

1939        24
1940        22
1941        22

Passageiros

1938        1.790.978


Sede/Garagem: rua Doutor Niemeyer, 72, Engenho de Dentro


REFERÊNCIAS:

Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 01 novembro 1927. p.18.

Relação das empresas de ônibus do Districto Federal com as respectivas frotas. Comissão Especial de Transporte Coletivo. Rio de Janeiro. 12 agosto 1940.

Em circulação hoje novas linhas para a Zona Norte. O Jornal. Rio de Janeiro. 01 setembro 1951. p.1.

Uniformes para os motoristas de lotações. O Jornal. Rio de Janeiro. 11 outubro 1951. p.6.

Nova linha de ônibus. O Jornal. Rio de Janeiro. 26 outubro 1951. p.6.

CUNHA, Eduardo. Rio Ônibus Antigo. Página consultada em 16 de maio de 2020.

Página lançada em 16 de maio de 2020





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