Santa Cruz

Viação Santa Cruz
Transportes Coletivos Santa Cruz Ltda.

1928 – 1968 

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1928 na cidade do Rio de Janeiro, por Francisco Garcia Ferreira.

Em 7 de dezembro de 1928, foi autorizada pela Prefeitura do Distrito Federal a implantar a linha de auto-omnibus Campo Grande - Mendanha, com o seguinte itinerário: Estação de Campo Grande, Estrada do Mendanha até o ponto final no Rio das Piabas. A linha tinha 4 secções de 200 réis:

1ª - Estação de Campo Grande - Estrada da Posse  
2ª - Estrada da Posse - Cancella do Tinoco
3ª - Cancella do Tinoco - Casa do Sr.Antonio Pinto
4ª - Casa do Sr.Antonio Pinto - Rio das Piabas

Linhas e Passageiros Transportados em Janeiro de 1940

S-13 (Cascadura - Bangu), 14.543 passageiros
S-14 (Cascadura - Marechal Hermes), 11.546 passageiros
S-57 (Santa Cruz – Sepetiba), 38.745 passageiros

Por volta de 1944, assume a linha S-58 (Santa Cruz – Praça Nossa Senhora da Glória), com 2,8 km de extensão. No ano seguinte, muda a vista para S-58 (Santa Cruz – Curral Falso).

Em setembro de 1945, a Viação Santa Cruz, que operava a linha Santa Cruz - Sepetiba é adquirida pela firma Garage e Oficinas de Santa Cruz Limitada. 

Em 1946, com frota de 4 micro-ônibus, explorava as linhas S-57 (Santa Cruz – Sepetiba) e S-58 (Santa Cruz – Curral Falso Pedra).

Em junho de 1947 a linha S-57(Santa Cruz-Sepetiba), com frota de 4 ônibus e tarifa de Cr$ 1,10, era operada com intervalos de 30 minutos.


Vida Carioca, junho de 1947


Em 1952, é extinta a Linha S-57 (Santa Cruz – Sepetiba).

Em 1954, explorava a Linha S-56 (Santa Cruz – Sepetiba), com o seguinte itinerário, segundo o Guia Rex de 1955: Praça 12 de Outubro, Felipe Cardoso, Avenida Isabel Alvaro Alberto, Largo Bodegão, Avenida Areia Branca, Estrada Sepetiba e Praia de Sepetiba. 

Em 1958 explorava a linha de ônibus S-56 (Santa Cruz – Praia de Dona Luisa), substituída no ano seguinte pela linha S-57 (Santa Cruz – Praia do Cardo), via Praia de Dona Luisa.

Em 1960, explorava também a linha intermunicipal Bonsucesso – Vila Rosali, São João de Meriti.

Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes, a linha S-57 (Santa Cruz – Praia do Cardo) é renumerada, ganhando a vista para 888 (Santa Cruz – Praia do Cardo) via estrada São Tarciso.

Também em 1964, assume a concessão das linhas 882 (Santa Cruz - Jesuítas), 886 (Santa Cruz - Paciência), 887 (Santa Cruz - Praia do Cardo) via Praia da Dona Luísa  e 888 (Santa Cruz - Praia do Cardo) via São Tarcísio.


Desenho A.Reis e arte final Eduardo Ferreira


Em 1967, absorve a Viação Sepetiba, com sua única linha, a 885 (Santa Cruz - Sepetiba), logo desativada.

A Empresa é extinta em 1968, quando explorava as linhas 882,  886, 887 e 888, logo assumidas pela Viação Jabour.







Prefixo da Frota: 52 000

Sede: rua Dom Pedro, 130, Santa Cruz, Rio de Janeiro – RJ.



Frota

1940        3


REFERÊNCIAS:

Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 13 dezembro 1928. p.19.

Com a gerência da Viação Santa Cruz. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 11 abril 1940. Primeira secção, p.5.

Relação das empresas de ônibus do Districto Federal com as respectivas frotas. Comissão Especial de Transporte Coletivo. Rio de Janeiro. 12 agosto 1940.

Prefeitura. O Imparcial. 1940, junho, 13. Página 2.

Extensão das linhas suburbanas, no Distrito Federal. Anuário Estatístico do Distrito Federal. 1946. Página 66.

Colisão com um morto e dois feridos em B.Pina. Diário de Notícias. 1960, março, 29. Primeira seção. Página 7.

Contratos. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 1963, fevereiro, 15. Página 3348.

Página lançada em 26 de janeiro de 2019










Comentários