Auto Viação Canadá Ltda.
1957 - 1958
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1957 na cidade do Rio de Janeiro por Manoel Adão Macêdo.
Inicia suas operações numa linha de ônibus da Zona Sul, composta por motoristas agregados.
Em 1957, solicita ao Departamento de Concessões permissão para explorar a nova linha de lotação Bairro de Fátima – Leblon, tendo o seu pedido deferido.
Após ganhar a concessão da linha de lotação Bairro de Fátima - Leblon, desativa sua única linha de ônibus e mobiliza sua nova frota de lotações, com motoristas agregados, para exploração da linha de lotações, que só chegou a circular durante alguns meses.
A operação foi interrompida por irregularidades no processo de Concessão. A empresa não respeitou a única exigência para obter a licença, que era a de transferir seus ônibus para uma nova linha de ônibus na Zona Norte, o que nunca aconteceu. Além disso a Empresa não respeitava o itinerário fixado. Em dezembro de 1957, após a conclusão de inquérito, a concessão da linha foi cassada, em definitivo.
Em 12 de julho de 1957, a empresa iniciou suas operações na linha de lotação Mourisco - Leblon, considerada de menor rentabilidade, enquanto aguardava a conclusão do inquérito sobre as irregularidades no processo de concessão. A linha também foi operada por pouco tempo, tendo sua licença de operação cassada em dezembro de 1958.
REFERÊNCIAS
Documentos comprobatórios da venda de placas. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 1957, junho, 13. Primeiro caderno, p.11.
Apesar do inquérito, mais uma linha de lotações para a Zona Sul. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 1957, julho, 13. p.11.
Canceladas as concessões de treze linhas de lotações em face de irregularidades. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 1957, dezembro, 22. p.8.
Já cassadas. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 9 setembro 1958.
Página lançada em 9 de janeiro de 2019