Viação São Paulo Ltda.
1950 - 1957
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada no início da década de 1950 na cidade do Rio de Janeiro.
Inicia suas operações na linha de ônibus S-4 (Méier – Penha), com o seguinte itinerário: rua Santa Fé, Lucídio Lago, Torres Sobrinho, Capitão Resende, Ferreira de Andrade, Igreja Nossa Senhora da Aparecida, Hermínia, rua Cachambí, Suburbana, Democráticos, Uranos, Ibiapina, Custódio de Melo, Plínio de Oliveira, Braz de Pina e Largo da Penha.
Linha S-4 (Meyer - Penha) em junho de 1950
Foto Arquivo Nacional
Em maio de 1951, inaugura a linha de ônibus 95 (Candelária – Inhaúma), via rua Dois de Maio, extinta no ano seguinte.
Em dezembro de 1952, quando explorava a linha S-4 (Meyer – Penha), ganha a concessão da Linha S-9 (Meyer – Irajá) via Madureira, cobrindo os antigos itinerários das linhas da viações Amarante e Madureira.
Em 22 de fevereiro de 1955, inaugura, a título precário, a linha 275 (Pilares - Castelo) via São Luiz Gonzaga, sendo extinta a linha S-9 (Penha - Meyer) via Madureira, que foi logo restabelecida por determinação da Prefeitura.
A linha 275 (Pilares - Castelo) tinha o seguinte itinerário: Praça Presidente Antônio José de Almeida (atual Terminal Menezes Cortes), Presidente Antônio Carlos, Nilo Peçanha, Rio Branco, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Francisco Eugênio, Figueira de Mello, Campo de São Cristóvão, São Luiz Gonzaga, São Januário, Teixeira Júnior, General Almério de Moura, Ricardo Machado, Prefeito Olímpio de Mello, São Luiz Gonzaga, Largo de Benfica, Suburbana até o Largo de Pilares.
Em 11 de outubro de 1955, a prefeitura aprovou o pedido de prolongamento da linha S-9 (Penha – Meyer) até a Tijuca, recebendo a vista S-22 (Penha – Saénz Peña). A linha foi inaugurada em 6 de março de 1956 com a frota da linha 275 (Pilares-Castelo), desativada temporariamente.
Em dificuldades financeiras, a empresa encerrou suas operações em 1957 quando explorava as linhas de ônibus S-4 (Meyer – Penha) e 275 (Castelo – Pilares) com frota patrimonial de 20 ônibus e 286 funcionários.
Jornal do Commercio, 14/04/1957
Prefixo da Frota: 77 00
Garagem: rua Cachambí, 402, Cachambí
REFERÊNCIAS:
O ônibus entrou no café. Rio de Janeiro. A Noite. 16 setembro 1950. p.11.
Novas Linhas de Ônibus. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 06 maio 1951. p.4.
120 mil cruzeiros por uma colisão. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 08 fevereiro 1952. p.3.
Novas Linhas de Ônibus: Melhor interligação entre os subúrbios. O Jornal. Rio de Janeiro. 11 dezembro 1952. p.5.
Na Estrada de Braz de Pina. Rio de Janeiro. 23 abril 1954. p.6.
Ônibus atirou a carroça na vala. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 01 julho 1954. p.5.
Atropelado e morto. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 27 maio 1955. p.8.
Investigação no Departamento de Concessões. O Globo. Rio de Janeiro. 31 agosto 1955. p.3.
Apreensão dos coletivos com excesso de fumaça. O Jornal. Rio de Janeiro. 25 setembro 1955. p.10
Comandos da Gazeta de Notícias na Viação São Paulo Ltda. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro. 15 setembro 1956. p.4.
O Dono da empresa desapareceu. A Noite. Rio de Janeiro. 03 dezembro 1956. p.4.
Página lançada em 6 de dezembro de 2018.