Cooperativa de Lotações

Cooperativa de Trabalho dos Motoristas em Auto Lotações no Estado da Guanabara (CTMAG)
1961 – 1977

Histórico

Empresa cooperativa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1961 na cidade do Rio de Janeiro, por uma comissão do Sindicato dos Motoristas Autônomos.

A fundação da cooperativa visava agregar os proprietários de autos-lotação da cidade, atendendo às determinações do Governo do Estado da Guanabara para disciplinar o trânsito na cidade.  Em 20 de julho de 1961 findava o prazo para que os proprietários de autos-lotação se organizassem em empresas.

Em 25 de julho de 1962, é inaugurada a sede social da Cooperativa, na rua de Santana, 73, grupo 204, Edifício Maipú.

Em 1962, a Cooperativa assume a linha de lotação Praça XV - Cordovil, transferida à Viação Marta em agosto de 1963. 

Em compensação a Cooperativa assume a linha de lotação Praça XV – Irajá.

Em 1964, inaugura as linhas 240 (Carioca - Taquara) e 241 (Mauá - Taquara), com frota de lotações, substituindo as linhas de ônibus 254 (Castelo – Taquara)  e 255 (Castelo – Freguesia) da Viação Taquara e de lotação Cario-Taquara, via Estrada Grajaú-Jacarepaguá, explorada por proprietários individuais.

As duas novas linhas foram operadas por um curto período, sendo transferidas à Transporte Boa Esperança em janeiro de 1965.


Correio da Manhã, 22/01/1965, p.8


Os lotações da cooperativa foram transferidos para uma linha de turismo da Barra da Tijuca.

No segundo semestre de 1964, a cooperativa assume a linha de lotação 546 (Rua Um – Santos Dumont) da Rocinha, até então explorada pela Viação Taquara.




Em 1964, assume a linha de lotação Marechal Hermes – Vila Kennedy, cuja licença de operação é cassada em dezembro do mesmo ano, sendo substituída pela linha de ônibus 784 (Marechal Hermes – Vila Kennedy) da Transportes Oriental.


Rua Dois, favela da Rocinha, 1971



A Cooperativa foi extinta entre 1977 e 1978, quando explorava sua única linha de lotação, entre a Gávea e a favela da Rocinha, com 7 carros fabricados em 1958. Os moradores da Rocinha passaram a ser atendidos pelas novas linhas de ônibus circulares 593 (Gávea – Leme) via Copacabana e 594 (Gávea – Leme) via Jockey, da Transportes Amigos Unidos.


Estrada da Gávea, por volta de 1976


A linha da Rocinha, operada com carros para 29 passageiros sentados, transportava passageiros em pé. 

Prefixo da Frota: 29 50



REFERÊNCIAS:

Movimento Sindical. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 15 julho 1961. p.4.

Campanha para novos sócios da Cooperativa de Lotações. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 23 janeiro 1962. p.16.

Cooperativa de lotações inaugura sede própria. A Noite. Rio de Janeiro. 20 julho 1962. p.8.

Lopo inaugura sede da Cooperativa de lotações. A Noite. Rio de Janeiro. 27 julho 1962. p.8.

Cooperativa dos lotações vai funcionar. O Jornal. Rio de Janeiro. 27 setembro 1961. p.7.

Protesto. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 21 dezembro 1964. p.7.

Cooperativa autolotações. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 02 janeiro 1965. p.3.

COURI, Norma. Da Rocinha ao Leblon no lotação dos pingentes.  Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 15 janeiro 1977. Caderno B. p.6.

FLEURY, Sérgio. Na Rocinha o sucesso dos velhos lotações. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 27 maio 1977. Caderno B. p.5.

Página lançada em 7 de dezembro de 2018