Palácio

Auto Viação Palácio Ltda.
1962 - 1981

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1962 na cidade do Rio de Janeiro, logo após o fim da Emprêsa de Transportes Vilarealense.

Inicia suas operações nas linhas de lotações circulares C-15 (São Salvador - Leblon) via Jockey e C-16 (São Salvador - Leblon) via Copacabana, até então exploradas pela Vilarealense.

Em 1963, seguindo novo Plano de Transportes, as linhas de lotação C-15 e C-16 foram renumeradas, ganhando, respectivamente as vistas 573 (São Salvador - Leblon) via Jockey e 574 (São Salvador - Leblon) via Copacabana.


Linha de lotação 573 (São Salvador - Leblon) na Praia de Botafogo em 1964. Na frente um lotação da Transportes Vera. Foto Augusto Antonio dos Santos


Em março de 1964, em função de determinação do Governo do Estado da Guanabara, que baniu todos os lotações da Zona Sul, a frota de 26 lotações das linhas 573 e 574 foram substituídas por 10 ônibus da Viação Redentor. Os lotações remanescentes são transferidos pra Zona Norte, na linha 337 (Carioca - Água Grande), extinta no mesmo ano.

No início de 1965, substituindo a Viação Redentor, a Viação Palácio volta a operar as linhas 573 (São Salvador - Leblon) via Jockey e 574 (São Salvador - Leblon) via Copacabana, desta vez com ônibus.


Linha 574 na Praça Santos Dumont
Coleção Paulo Roberto

Praça São Salvador em 13 de janeiro de 1968, ponto final das linhas 573 e 574
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã.


Em 1968, assume a operação da linha de ônibus 136 (Leopoldina - Bairro Peixoto) circular, explorada por pouco tempo pela Viação Nossa Senhora de Lourdes, após o fim da Viação Leopoldina.


Linha 573 (São Salvador - Leblon) via Jockey na avenida Vieira Souto em 1971, 
no período das obras do emissário submarino


Linhas e Frota determinada em 1973

136 - Leopoldina - Bairro Peixoto, 20 carros
573 - São Salvador - Leblon, 20 carros
574 - São Salvador - Leblon, 20 carros


Linha 136 (Leopoldina - Bairro Peixoto) na Avenida Nossa Senhora de Copacabana em 1974



A Viação Palácio, junto com as empresas São Silvestre e Amigos Unidos, dividiam o mercado de linhas circulares da Zona Sul. Ambas empresas tinham layout com cores semelhantes (amarelo, azul e vermelho), identificadas pela população como as circulares amarelas.


Novo layout lançado entre 1979 e 1980, adaptado para painéis publicitários


A Viação Palácio foi extinta em 1981, por não atender a exigência de frota mínima de 120 carros por empresa. 

O patrimônio da empresa, junto com a concessão das linhas, foi incorporado à Viação São Silvestre, que assumiu a operação das linhas 136 (Leopoldina - Bairro Peixoto),  573 (São Salvador - Leblon) via Jockey, e 574 (São Salvador - Leblon) via Copacabana.

Prefixo da Frota: 54 500

Garagem: rua Newton Prado, 21, São Cristóvão



REFERÊNCIAS:

Mandim Declara que plano de transporte da Zona Sul se estenderá por 60 dias. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 01 março 1964. p.10.

Transportes Coletivos III. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 19 agosto 1964. Segunda Seção, p.6.

Cordovil sem condução. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 25 dezembro 1968. Terceiro Caderno, p.3.

Bando da metralha assaltou garagem. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 31 janeiro 1970. p.12.

Página lançada em 12 de novembro de 2018.

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