São Ricardo


Auto Viação São Ricardo Ltda.
1956 - 1981

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1955 na cidade do Rio de Janeiro.

Inicia suas operações em março de 1956 na linha de ônibus 28 (Marechal Hermes - Praça da Bandeira), extinta no ano seguinte.

Em 1957, substituindo a Viação São Pauloinicia suas operações na linha 75 (Tiradentes - Marechal Hermescom o seguinte itinerário: Praça Tiradentes, Constituição, Praça da República (lado Igreja São Jorge), Presidente Vargas, Elpídio Boamorte, Praça da Bandeira, Mariz e Barros, São Francisco Xavier, 24 de Maio, Amaro Cavalcanti, Praça Sargento Eudóxio Passos, Clarimundo de Mello, Assis Carneiro, Elias da Silva, Praça Quintino Bocaiuva, Nerval de Gouvêa, Garcia Pires, Clarimundo de Mello, Padre Telêmaco, Ernani Cardoso, Largo do Campinho, Domingos Lopes e rua João Vicente.

Em 25 de março de 1958, foi autorizada pelo Departamento de Concessões a prolongar a linha 75 (Tiradentes - Marechal Hermes) via Meyer, até a estação de Magalhães Bastos pelo seguinte itinerário: rua João Vicente, Avenida Duque de Caxias, Salustiano Silva, Viaduto Magalhães Bastos e Estrada São Pedro de Alcântara. Em poucos meses o ponto final foi transferido para Marechal Hermes.


Linha 75 (Tiradentes - Marechal Hermes) na Avenida Passos em dezembro de 1960
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
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Em março de 1961, explorava sua única linha, a 75 (Tiradentes - Marechal Hermes), via Meyer. 

Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes, a linha 75 (Tiradentes - Marechal Hermes) foi renumerada, ganhando a vista 269 (Tiradentes - Marechal Hermes).

Em 1967, assume a as linhas 257 (Mauá - Cascadura) e 262 (Mauá - Madureira), até então exploradas, respectivamente, pelas empresas Livre e Portela.


Rua Visconde de Niterói em abril de 1967



Linhas e frota determinada em julho de 1967

257 - Mauá - Cascadura, 15 carros
263 - Castelo - Valqueire, 25 carros
269 - Tiradentes - Marechal Hermes, 35 carros





Receitas de Passageiros em 1967 (Cr$)

257 - Cascadura-Mauá, 365.188,46
262 - Madureira-Mauá, 222.408,70
263 - Castelo-Valqueire, 846.640,24
269 - Tiradentes-Marechal Hermes, 1.649.737,11

Em 1968, é suprimida a linha 263 (Carioca-Valqueire).








Em março de 1971, a linha 257 (Hospital dos Servidores - Cascadura) foi encurtada, ganhando a vista 610 (Praça da Bandeira - Cascadura) com ponto final na estação Lauro Muller. Em poucos meses a linha foi extinta, por falta de passageiros.

Em abril de 1971, contava com frota de 70 ônibus.

Linhas e frota determinada em 1972

262 (Mauá - Madureira), 25 carros
269 (Tiradentes - Marechal Hermes), 35 carros

Em 25 de junho de 1972, inaugura as linhas 629 (Madureira-Engenho Novo) e 653 (Meyer - Marechal Hermes), parciais das linhas 262 e 269, sendo extintas no ano seguinte.

Entre 1975 e 1976, inaugura a linha 391 (Tiradentes - Realengo) via Meyer.

Por volta de 1977, a linha 269 (Tiradentes - Marechal Hermes) foi suprimida.


Linha 262 (Mauá - Madureira) na Praça da Bandeira por volta de 1976


Linhas em 1978

262 - Mauá - Madureira
391 - Tiradentes - Realengo
653 - Marechal Hermes - Meyer





A empresa encerrou suas operações em 1981.

Prefixo da Frota: 43 500

Garagem: rua João Vicente, 1231, Bento Ribeiro. Depois ocupado pela Transportes Estrela

Frota

1961        15
1970        70


REFERÊNCIAS:

Auto Viação São Ricardo Ltda. Diário Oficial da União. 19 setembro 1955. Seção 2, p.16.

Transporte insuficiente. O Jornal. Rio de Janeiro. 08 março 1956. p.11.

Irão a Magalhães Bastos os ônibus da Linha 75. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 26 março 1958. p.2.

Diário Oficial do Estado da Guanabara. Rio de Janeiro. 25 março 1961. Parte I. p.6454. 

Mudança de itinerário tira ônibus de Piedade. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 15 julho 1967. p.2.

Trânsito Melhorará a Partir de Setembro, Promete Franco. O Globo. Rio de Janeiro. 17 julho 1967. Matutina. Geral. p.3.

Auto Viação São Ricardo S.A. Relatório da Diretoria. O Globo. Rio de Janeiro. 10 junho 1968. Geral. p.8.

Infração sem multa. O Jornal. Rio de Janeiro. 27 abril 1971. p.4.

Página lançada em 7 de outubro de 2018.

Comentários

Unknown disse…
Show de bola essa matéria. A linha 262 sempre foi uma linha fraca, daí o seu fim. O bonito dessa pintura da São Ricardo era a parte polida , sem tinta, com um lindo brilho ofuscante. Ô saudade !
Unknown disse…
Preciso localizar o síndico responsável pela são Ricardo
Trabalhei nela de 1976 a1978
Preciso disso para aposentadoria.