City Rio


Consórcio City Rio 
1999 - 2002

Histórico

Em 25 de setembro de 1999, o Consórcio City Rio, composto pelas empresas Vênus Turística Ltda, Transturismo Transportadora Oriental Ltda, Solazer Transportes e Turismo Ltda, Turismo Três Amigos Ltda,  e Breda Transportes e Turismo Rio Ltda, vence a Concorrência Pública para exploração do serviço de linhas turísticas na cidade do Rio de Janeiro, por um período de 10 anos.

O consórcio iniciou suas operações em 19 de outubro de 1999, c
om 13 ônibus de piso baixo e 3 linhas circulares, integradas através de bilhetagem eletrônica temporal, com bilhetes de 24, 36 e 48 horas de uso ilimitado.


Foto Alvaro Gonzalez


Apesar de ser caracterizado como serviço turístico, com tarifa seletiva, foi o primeiro serviço regular com ônibus de piso baixo, além da novidade do sistema de bilhetagem eletrônica temporal, tornando-se modelo para o sistema de ônibus convencional.

Linhas da City Rio

Pão de Açúcar - Centro
Pão de Açúcar - São Conrado, via Cosme Velho
São Conrado  - Barra da Tijuca

As linhas de São Conrado partiam do Hotel Intercontinental. O serviço funcionava das 8h às 18h, com intervalos de 30 minutos. Era prevista a implantação da quarta linha em abril de 2000, com micro-ônibus, na Floresta da Tijuca. A linha, no entanto, em função da baixa demanda das três linhas, nunca foi implantada.



Ponto de parada do Heliponto da Lagoa, 
Divulgação em janeiro de 2000


Em dezembro de 2000, o serviço registrava diariamente apenas 60 entradas, quand
o o ideal seria 300. Eram necessárias 200 entradas/dia apenas para cobrir a manutenção das linhas.

Em junho de 2001, através de decreto, a prefeitura exigiu que os ônibus do consórcio fossem adesivados com publicidade para financiar o serviço de linhas de ônibus escolares para estudantes da rede pública na Zona Oeste.


Avenida Atlântica, Copacabana


Em novembro de 2001, em função da baixa demanda, o serviço foi suspenso, sendo substituído por uma linha de micro-ônibus do próprio consórcio, ligando a orla da Zona Sul ao Cosme Velho, passando pela estação do teleférico do Pão de Açúcar.

O serviço de micro-ônibus, também deficitário, foi desativado em janeiro de 2002. Os 13 ônibus de piso baixo (low-entry) foram repassados à empresa Breda Transportes e Turismo Rio Ltda. que explorava linhas de ônibus municipais.

Em 21 de março de 2002, a Breda Rio inaugurou os primeiros ônibus de piso baixo da capital, na linha 484 B (Copacabana - Penha). Os novos veículos se destacavam por sua beleza, conforto e diferenciais como piso baixo, ar-condicionado, vidro colado, janelas panorâmicas, música ambiente civilizada, poltronas estofadas, catraca de 3 braços, portas largas, tripulação treinada e suspensão macia, além do embarque pela porta dianteira, outra novidade.



REFERÊNCIAS:

LEÃO, Danuza. Ladeira Acima. Jornal do Brasil. 01 janeiro 2000. Caderno B. p.3.

LEITÃO, Sérgio Sá. Difícil sedução. Jornal do Brasil. 02 janeiro 2000. Revista de Domingo. p.30.

MAGALHÃES, Luiz Ernesto. Turistas estão prestes a perder ônibus. Jornal do Brasil. 18 dezembro 2001. p.16.

Página lançada em 31 de maio de 2018.


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