Teresópolis


Histórico

Em 1908, após a inauguração da estação do Alto da Estrada de Ferro Terezópolisfoi inaugurado o primeiro serviço de transporte coletivo de Teresópolis, por iniciativa do empresário Haidée da Rocha Lima, o Charretão, uma linha de ônibus de tração animal ligando a Várzea à Estação do Alto.  O serviço foi extinto em 1924 ao ser substituído pelos auto-omnibus da Empresa de Melhoramentos de Terezópolis.

Charretão que circulou entre a Várzea e o Bairro Alto entre 1908 e 1924

O Charretão na Estação do Alto por volta de 1909


Empresa de Melhoramentos de Terezópolis
1924 - 1954 c.

Primeira empresa de ônibus motorizado da cidade. Inaugura sua primeira linha em fevereiro de 1924, entre a Várzea e a estação ferroviária do Alto, com veículos tipo jardineira, com  poltronas de palinha. 

Jardineira

Estação do Alto em 1929

Com o passar dos anos são inauguradas linhas para os demais de bairros e distritos de Teresópolis e municípios vizinhos, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro, Sapucaia, Rio de Janeiro e Magé, via Itaipava. 

Na década de 1930, a Empreza Mehoramentos produzia suas próprias carrocerias. Em 27 de janeiro de 1945, muda sua razão social para Auto Standard S.A. 

Em 1948 inaugura a linha direta Rio de Janeiro - Teresópolis, via Itaipava, com 131 km de extensão, com duas frequências diárias por sentido. Em Teresópolis a linha tinha ponto final na praça Higino da Silveira, no Alto.

Ônibus da Empresa Melhoramentos de Terezópolis em frente ao Bar Ângelo, na praça do Alto 


Linha Terezópolis - Petrópolis da Empresa de Melhoramentos de Terezópolis, 
na década de 1950


Viação Luxo Teresópolis Ltda
1943 - 1945

Empresa de auto-lotação fundada no dia 21 de julho de 1943, na época da Guerra, utilizando-se de veículos Ford a gasogênio, de 5 lugares. Explorava a linha Teresópolis - Rio de Janeiro, com ponto final no bairro de Copacabana, com duas frequências diárias por sentido. A empresa foi criada em caráter emergencial, com automóveis,  em função da falta de combustível e de peças de reposição de ônibus, tendo vida curta,  sendo logo extinta após o fim da Guerra.

Viação Imbuí - Posse
1948 - 1953 c.

Inicia suas operações com a linha Posse - Praça Baltazar de Silveira, com 6 ônibus Studebaker de 10 lugares.

Auto Viação Paquequer
1949 - 1953 c.

Inicia suas operações com a linha Posse - Várzea, inaugurando em seguida a linha Granja Primor - Pimenteiras. A empresa teve vida curta, sendo logo absorvida.

Viação Alto Rainha da Posse
1950 - 1960

Inaugura suas operações com a linha Alto - Posse, com novos ônibus de 25 lugares. Em seguida inaugura linhas para Tijuca, Alto (estação) e Vale do Paraíso. Com a fim da Empresa de Melhoramentos de Teresópolis, por volta de 1954, torna-se a única empresa de ônibus de Teresópolis. Em 1960, no dia primeiro de junho, altera sua razão social, transformando-se na Viação Dedo de Deus Ltda. 

Inauguração da linha Granja Primor - Pimenteira, da Viação Alto Rainha da Posse, na década de 1950.


Viação União

Empresa que teve curta duração, sendo criada e extinta na década de 1950.

Viação Boa Esperança

Outra empresa criada e extinta na década de 1950, sendo adquirida pela Viação Teresópolis e Turismo Ltda.

Companhia de Transporte Coletivo Ltda (CITRAN)

Empresa criada na primeira metade de década de 1950. Explorava a  linha  Rio de Janeiro - Teresópolis, com 8 frequências diárias por sentido, além da linha interestadual  Rio de Janeiro - Governador Valadares. A empresa também teve vida curta, pois foi logo adquirida pela Viação Teresópolis e Turismo Ltda.


Última Hora, 5 de fevereiro de 1957


Viação Teresópolis e Turismo Ltda. (VTTL)
Desde 1956

Empresa criada em 1956, tendo rápido crescimento ao incorporar as empresas Melhoramentos de Terezópolis, Boa Esperança e Citral. Em outubro de 1958, por imposição legislativa, foi dividida em mais duas empresas, , a Expresso Teresópolis Ltda.,  e a Sociedade Autoviária Brasileira, reincorporadas à empresa em 1972. 

Em dezembro de 1959,  após a inauguração da Rodovia Rio – Teresópolis, a Viação Teresópolis inaugura a linha Niterói – Teresópolis, com duas saídas diárias por sentido e tempo de viagem de uma hora e meia.

A Empresa, alegando prejuízos, extingue a linha Guapimirim – Mauá, via Modelo. No entanto os moradores alegavam, que com a chegada da eletricidade aquelas localidades teriam incremento populacional.

Em 1968 é instalada a garagem da rua Darcy Menezes de Aragão, na Várzea. Em 1976 inaugura a linha municipal Teresópolis - Serra do Capim, com ônibus urbanos. No dia 22 de novembro de 1980, em "pool" com a Viação 1001, inaugura a linha Teresópolis - Rio das Ostras. Em 1997, a partir de Teresópolis,  operava as seguintes linhas: Rio de Janeiro, Castelo, Madureira, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio das Ostras, Além Paraíba (interestadual), Carmo (via Sumidouro), Nova Iguaçu (via Caxias), além das linhas municipais Volta do Pião, Vieira, Bonsucesso, Água Quente, Serra do Capim, Ponte Nova, Queiroz, e Motas. Adquire novos ônibus rodoviários  Nielsen Diplomata,  em 1975, e monoblocos Mercedes Benz O-364, em 1980.


Modelo Nielson Diplomata adquirido em 1975

Carro Marcopolo Paradiso G7 na Linha Rio de Janeiro - Teresópolis em 2015


Entre 2000 e 2003 a Viação Teresópolis e Turismo Ltda. adquire 34 novos ônibus, incluindo veículos tipo executivo com vidros lacrados e ar-condicionado. Em janeiro de 2004 a empresa contava com 90 ônibus e 350 funcionários.

Viação Dedo de Deus Ltda. (VDDL)
Desde 1960

Fundada no dia primeiro de junho de 1960, a partir da mudança de razão social da Viação Rainha da Posse, criada em 1948. Em 1994 inaugura linha circular de micro-ônibus no Centro. Em 1998 instala os primeiros computadores de bordo.

Década de 1970


Viação Dedo de Deus em março de 1984


No dia 10 de março de 2003 começam a circular os primeiros ônibus já adaptados para receberem catracas eletrônicas. Em novembro são iniciados os testes em 12 carros da Viação Primeiro de Março, apenas com os funcionários da empresa.

Novos ônibus modelo Caio Apache da Viação Dedo de Deus, em março de 2003
Foto André Luís, Revista Cobertura


Em janeiro de 2004, a Viação Dedo de Deus contava com 98 ônibus e cerca de 500 funcionários, enquanto a Viação Primeiro de Março, do mesmo grupo, contava com 12 ônibus e 60 funcionários. A Viação Dedo de Deus, além de atender a área urbana e parte da zona rural, contava também com 4 ônibus para o transporte de estudantes, e dois microônibus executivos com ar-condicionado que circulavam apenas nos finais de semana pelos principais pontos turísticos da cidade.

Em julho de 2004, as viações Dedo de Deus e Primeiro de março adquirem 20 novos ônibus Mercedes Benz OF 1722.


Diário de Teresópolis, 01/06/2021

Viação Primeiro de Março Ltda. (VPML)
Desde 1964

Fundada no dia 18 de abril de 1964. Em janeiro de 2004 contava com frota de 12 ônibus.

Evolução do Sistema Viário

Século XVIII - local ainda ocupado por "índios bravos". No final do século, aproveitando antiga trilha indígena é aberto o caminho Magé-Sapucaia, via Canoas, depois abandonado, sendo substituído pelo caminho Magé, Frechal (Bananal), Garrafão e Soberbo, mais curto. Os caminhos também eram uma alternativa de acesso às Minas Geraes, evitando passagem por barreiras de controle de impostos.

1818 - George March funda a fazenda Serra dos Órgãos, na atual cidade de Teresópolis, realizando melhorias no caminho da serra, com a construção de muros de arrimo e calçamento de pé de moleque nos trechos alagados. A fazenda é loteada por seus herdeiros, logo após a sua morte em 1845. 

1839 - Entrega da ponte de madeira sobre o Rio Paraíba do Sul, no final da Estrada Magé-Sapucaia, via Teresópolis, pouso das tropas de carga.

1846 - No dia 24 de maio, início da cobrança de pedágio na barreira da Serra do Couto ou Serra dos Órgãos, localizada no meio da Serra, na altura do Rio Soberbo.

1855 - Criação da Freguesia de Santo Antonio Paquequer, no atual bairro do alto. No dia 22 de abril, é celebrada a primeira missa na Igreja de Santo Antônio, na atual praça Nilo Peçanha, no bairro do Alto. No mesmo ano é iniciada a construção da Capela da Várzea, demolida em 1927, na praça Baltazar da Silveira. A nova matriz foi inaugurada parcialmente em 1940.

1855 - lançamento do loteamento da Várzea, quando a cidade contava com cerca de 2 mil habitantes.´

1856 - Criação da Viação Teresopolitana, com uma linha de diligência entre o Porto de Piedade, em Magé, até  o meio da Serra, na Barreira do Soberbo, no final do trecho carroçável da Estrada Magé-Sapucaia, com tempo de viagem de 2h30. O trecho final até Teresópolis, não carroçável,  era feito em mulas, até o Hotel dos Órgãos, com tempo de viagem de 1h45.

1868 - Melhoramentos do caminho Therezópolis - Itaipava, inicialmente uma trilha. A estrada, com novo traçado, é pavimentada em 1939.

1891 - Criação do Município de Therezópolis. No mesmo ano é inaugurada a primeira linha telegráfica da cidade, para Magé. A primeira linha telefônica é instalada em 1898.

1901, no dia 30 de janeiro, inauguração da estrada de rodagem Teresópolis - Nova Friburgo.

1902 - Instalação de iluminação pública.

1905 - Vindo de Itaipava, circula o primeiro automóvel em Therezópolis. A cidade contava com cerca de 5 mil habitantes.

1908, no dia 14 de junho, inauguração da estrada de rodagem de Sebastiana.

1910, 12 de setembro, inauguração da linha telegráfica para Petrópolis.

1911 - Inauguração da primeira usina hidrelétrica de Therezópolis, na cascata Guarani, pelo Coronel José Augusto Vieira, iniciando o serviço de iluminação pública na cidade.

1916 - O primeiro Distrito, composto pelo Alto e pela Várzea contava com cerca de 2 mil habitantes. Em 1919 o Município de Therezópolis contava com 8 mil habitantes, sendo 3 mil na área urbana.

1920 - No dia 18 de setembro, a estrada Teresópolis - Itaipava é aberta ao tráfego de veículos.

1923 - Início do tráfego direto por estrada de ferro, entre Therezópolis e o Rio de Janeiro. O porto de Piedade, em Magé, entra em decadência.

1926 - No dia 22 de fevereiro, com a presença do Governador do Estado, é inaugurada a Estrada Teresópolis - São José do Rio Preto, com 37 Km de extensão. No dia seguinte é inaugurada a estrada para Nova Friburgo, com 58 Km de extensão e 5 pontes de concreto armado. No dia 24 de fevereiro é inaugurada a estrada para o Distrito de Canoas, com 27 Km de extensão. 

1926 - No dia 17 de outubro, é inaugurada a estação da Várzea da Estrada de Ferro de Teresópolis, localizada no atual Colégio Estadual Edmundo Bitencourt.

1927 - No dia 27 de março, é inaugurada a estrada para a vista Soberba, entre a piscina Sloper e a estação de troca de locomotiva.

1928 - Início do serviço de táxis.

1931 - Inauguração da estrada Teresópolis – Nova Friburgo, implantada sobre um antigo caminho não carroçável.

1937 - Início das obras de pavimentação e urbanização da "Reta", o principal eixo viário da cidade. Alguns bairros já formados: Ermitage, Bom Retiro, Barra do Imbuy, Pimenteiras, Vidigueiras (São Pedro), Meudom, Quebra Frascos, Triumpho, Posse, e Araras. Na década de 1940 são formados os bairros de Agriões e Fazendinha.

1939 - No dia 17 de setembro, inauguração do traçado definitivo da estrada de rodagem Itaipava - Therezópolis. No mesmo ano é criado o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

1951 - Início da construção da Igreja de São Pedro, concluída em 1955.

1957 - No dia 9 de março, circula o último trem de passageiros em Teresópolis.

1959 - No dia primeiro de agosto, inauguração da Rodovia Rio-Teresópolis.


Estudo não executado de 1969 para o futuro Terminal Rodoviário de Teresópilis, 
cujo contrato com a construtora foi rescindido em 1969
Acervo Casa da Memória de Teresópolis.


1971 - Em janeiro, inauguração do Terminal Rodoviário de Teresópolis, José de Carvalho Janotti, reformado em novembro de 1995, quando recebe plataformas tipo escama de peixe.

1974 - No dia 31 de janeiro, inauguração da pavimentação da rodovia BR-116 entre as cidades de Teresópolis e Além Parahyba, com 90,6 km de extensão.

1974 - Início da obra de terraplenagem da rodovia Teresópolis - Nova Friburgo.

1976 - Em novembro, inauguração do primeiro trecho pavimentado, com 11 km de extensão da Rodovia Teresópolis - Nova Friburgo (RJ-130), entre as localidades de Venda Nova e Bonsucesso, no município de Teresópolis.

1978 - Conclusão da pavimentação da rodovia Teresópolis - Nova Friburgo.

1982 - Lei Municipal nº 1.058, publicada no dia 12 de dezembro, tornando obrigatória a numeração das linhas de ônibus.


Área externa do Terminal Rodoviário José de Carvalho Janotti, em abril de 1985, quando também era usada como espaço para embarque e desembarque, antes da reforma de 1995, quando ganhou as plataformas "escama de peixe" na área interna. Acervo Bareza


Ônibus da Viação Teresópolis, linha Teresópolis - Rio de Janeiro, na área de embarque do Terminal Rodoviário José de Carvalho Janotti, antes da reforma de 1995, quando os veículos paravam em sentido longitudinal, entre as pilastras.  Foto Acervo Romildo Pires


1996 - Lei Municipal nº 1.708, publicada no dia  26 de novembro, dispondo sobre a afixação nos pontos de transportes coletivos, de placa indicativa de origem, destino, horário de partida nos pontos terminais, frequência dos veículos em cada linha, dando outras providências.

1997 - Início do período de concessão da Rodovia Rio - Teresópolis pela CRT.


Obras de reforma do Terminal Rodoviário em abril de 2000


2017 - Implantação de ciclofaixa no canteiro central da avenida Feliciano Sodré.

2018 - No dia 24 de abril, iniciando um novo período de renovação de frota, é inaugurada da operação dos três primeiros novos carros da Viação Dedo de Deus Ltda. (VDDL), todos Marcopolo Torino modelo 2018, com números de ordem 319, 320 e 321, que entram em operação nas linhas 10A (Rosário-Jardim Pimenteiras), 20A (Fazenda Ermitage-Várzea), e 06A (Alto-Espanhol). Na mesma época a empresa já tinha dado baixa em 20 carros.

2018 - No dia 2 de setembro, a Viação Teresópolis lança o projeto piloto do sistema de integração  do município, inicialmente pela linha 47A (Rodoviária - Imbiú), através do cartão Rio Card. Os passageiros da linha 47A passam a poder trocar de ônibus,  num período de até 2 horas, sem acréscimo no valor da passagem, para qualquer outra linha do município.

2020 - No dia 14 de janeiro, início da operação do sistema integrado de transporte coletivo, "Integra Terê", com bilhetagem eletrônica e nova distribuição de linhas.


HIERARQUIZAÇÃO DO SISTEMA VIÁRIO
Desde 2006, segundo o Plano Diretor

Vias Arteriais

- A "Reta", formada pelas Avenidas Rotariana, Oliveira Botelho, Alberto Torres, Feliciano Sodré e Lúcio Meira;

- Rua Manoel Jose Lebrão e Wiliam Cristian Kleme, ligação com a BR 116;

- Rua Delfim Moreira e Estrada Wenceslau José de Medeiros, ligação com a BR-116 e com a RJ-130, para Nova Friburgo;

- Avenida Presidente Roosevelt, que se interliga com a BR-486, Teresópolis-Itaipava;

- Rua Tenente Luiz Meirelles, ligação com a BR-116.

Vias Coletoras

José Janotti Primo
Judith Maurício de Paula
Guandú
Dr. Oliveira
Djalma Monteiro
Oscar José Silva
Estrada das Pimenteiras
João Daut de Oliveira
Estrada Francisco Smolka
Prefeito Monte/Sebastião Teixeira e Mariana
Beira Linha/Paraná
Jaguaripe

Plano Diretor de Teresópolis

Linhas de ônibus municipais de Teresópolis em outubro de 2022

01A - Granja Guarani - Vale Paraíso, via Alto, Várzea
01B - Granja Guarani - Jd. Meudon, via Tijuca, Ermitage 
01C - Granja Guarani - Coreia, via Tijuca, Ermitage
02A - Pimentel - Fonte Santa, via V. Paraíso, Ermitage
02C - Perpétuo - Vila Muqui, via Grj. Primor, Fileuterpe, Paineiras, Prç. Barra
03A - Albuquerque - 40 Casas, via Vale Paraíso, Suspiro, Três Marias
04A - Albuquerque - Soberbo, via Alto, Ermitage, Fonte Santa, Prata
04B - Albuquerque - Soberbo, via Alto, Ermitage, Fonte Santa, Três Marias
04C - Albuquerque - Soberbo, via Alto, Ermitage, Fonte Santa, Suspiro
05A - Pedreira - Bairro dos Artistas, via Hospital São José / Vale Paraíso
07A - Meudon - Parque Ermitage, via Ermitage, Bom Retiro
07B - Meudon - Caleme, via Canários, Upa 
07C - Ermitage - Meudon, via Upa, Centro 
08A - Morro do Tiro - Quebra Frascos, via Praça Operários, Centro, Prç. Barra
08D - Beira Linha - Quebra Frascos, via Colina, Fazendinha, Reta
09B - Beira Linha - Ermitage, via Casas Populares, Praça Operários, Araras
10B - Rodoviária - Jardim Pimenteiras, via Paineiras / Várzea)
11A - Alto - Quinta Lebrão, via Rosário, Fileuterpe, Ermitage, Ciep F. Santa
11B - Alto - Quinta Lebrão, via Reta, Ermitage
12A - Alto - Jardim Pimenteiras, via Reta, Praça da Barra
12B - Granja Guaraní - Jardim Pimenteiras, via Paineiras, Reta, Alto
12C - Jardim Pimenteiras - Pedreira, via Alto, Paineiras
12F - 40 Casas - Jardim Pimenteiras, via Reta, Várzea
13A - Alto - Jd. Pimenteiras, via Fátima, Centro
13B - Alto - Jd. Pimenteiras, via Paineiras, Fátima
15B - Morro dos Pinheiros - Jardim Feo, via Centro, Quinta da Barra
17A - Alto - Tijuca, via Rosário, Fileuterpe, Ermitage
18A - Granja Guarani - Tijuca, via Alto, Reta, Ermitage
20A - Parque Ermitage - Várzea, via Ermitage, Centro
21D - Comary - Meudon Rua G, via Alto, Reta, Serra Azul, Upa, Bom Retiro
21E - Granja Guarani - Meudon Rua G, via Reta, Ermitage Tijuca
23A - Jd. Meudon - Fischer, via Bom Retiro, V. Paraíso
24A - Alto - Tijuca, via Rosário, Praça Operários, Ermitage
25A - Corta Vento - Três Córregos, via V. Paraíso, Prata, Caxambú
25B - Corta Vento - Três Córregos, via V. Paraíso
25C - Rodoviária - Cruzeiro, via V. Paraíso, Três Córregos
25D - Ermitage - Corta Vento, via Panorama, Centro
25E - Corta Vento - Providência, via Panorama, V. Paraíso, T. Córregos
25F- Jardim Serrano-Parque Pessegueiros, via H.São José, V. Paraíso, Prata, Prf Três Córregos
26A - Alto - Tijuca, via Rosário, Praça Operários, rua Yeda, Serra Azul
27A - Meudon - Parque Ermitage, via Vale Paraíso / Fonte Santa / Charruas
27B - Meudon - Fonte Santa, via Vale Paraíso / Charruas / Bom Retiro
28A - Meudon - Rua Guandu, via Bom Retiro / Barra do Imbuí
28B - Meudon - Jardim Pimenteiras, via Upa, Barra
29A - Parque Ermitage - Beira Linha, via Colina / Vale Paraíso / Fonte Santa
30A - Rodoviária - Canoas, via Centro / V. Paraíso
30B - Rodoviária - Canoas, via Alto, Ermitage, F. Santa, Albuquerque
32A - Rodoviária - Andradas, via Centro / V. Paraíso
33C - Rodoviária - Santa Rita, ia Vale Paraíso / Holliday / Poço dos Peixes
34A - Rodoviária - Providência, ia Vale Paraíso
34B - Rodoviária - Providência, via Paraíso, Andradas 
35A - Rodoviária - Vargem Grande, via Centro, Paraiso
35B - Rodoviária - Boqueirão, via Centro, Paraiso
36A - Rodoviária - Vale Alpino, via Centro, Paraiso
36B - Rodoviária - Fazenda São Luiz, ia Centro / V. Paraíso
36C - Rodoviária - Lavínio, via Venda Nova, Vale Paraíso
37A - Parque Ingá - Jardim Meudon, via Tijuca, Ermitage, Cascata dos Amores
38B - Vila Muqui - Beneficência Portuguesa, via Centro
38C - Vila Muqui - Bairro dos Artistas, via Centro, Vale Paraíso
38D - Vila Muqui - Morro dos Pinheiros, via Casa de Saúde, Reta, Rodoviária
39A - Morro dos Pinheiros - Várzea, via Serra Azul
40A - Alto - Parque Ermitage, via Rosário, Fileuterpe, Vale Paraiso
40B - Alto - Fischer, via Rosário / Fileuterpe / Vale Paraíso
40C - Alto - Ermitage, via Rosário / Fileuterpe
41A - Vale da Revolta - Fonte Santa, via Bom Retiro / Ermitage / Fonte Santa
41B - Vale da Revolta - Prata, via Vale Paraíso, Upa
42A - Vale da Revolta - Cemitério, via Bom Retiro / Vale Paraíso
43A - Rodoviária - Brejal, via Vale Paraíso
44A - Bairro dos Funcionários - Castelinho, via Fileuterpe / Cerom
46A - Alto - Fonte Santa, via Hospital São José / Ermitage
47A - Rodoviária - Imbiú, via Vale do Paraíso / Prata / Albuquerque / Venda Nova
47B - Rodoviária - Sebastiana, via Fábrica D'água / Vale Paraíso
49A - Alto - Jd. Pimenteiras, via Praça Operários / Rosário
51A - Fazendinha - Quinta Lebrão, via Centro, V. Paraíso, Morro do Tiro
51B - Fazendinha - Bairro dos Artistas, via Colina, Centro
52A - Rodoviária - Salaquinho, via Granja Florestal
53A - Rodoviária - Henrique Claussen, via Golf, Parque Imbuí
54A - Pedreira - B. Artistas, Hospital São José, V. Paraíso
55A - Rodoviária - Arrieiro, via V. Paraíso, Holliday
56B - Alto - Coréia,via Hospital São José, Tijuca, Ermitage
56C - Coréia - Ermitage, via Bom Retiro / Centro
56D - Pedreira - Coréia, via Alto, Ermitage,Tijuca, Dorvalino
58A - Rodoviária - Serrinha, via Vale do Paraíso, Albuquerque
59A - Rodoviária - Venda Nova, via Vale Paraíso
59B - Rodoviária - Prates, via Vale Paraíso
60B - Barra - Quinta Lebrão, via Ermitage, Panorama
60C - Quinta Lebrão - Represa do Caleme, via Panorama, Vale Paraíso
65A - Pimentel - Fonte Santa, via Ermitage, Fileuterpe, Cero
70A - Rodoviária - Vila do Pião, via Vale Paraíso, Providência
71A - Rodoviária - Água Quente, via Vale Paraíso, Providência
72A - Rodoviária - Mottas, via Vale Paraíso, Bonsucesso
73A - Rodoviária - Vieira, via Bonsucesso, Vale Paraíso
73E - Rodoviária - Bonsucsso, via Dpo. Vargem Grande, Vale Paraíso, Venda Nova
97B - Rodoviária - Pq. de Pessegueiros, via Centro, Paraíso
98D - Rodoviária - Cruzeiro, via Centro, Parais
99A - Corujão, via Meudon, Bom Retiro, Rosário, Alto, Praça Barra, Ermitage
99B - Corujão, via Igreja Santa Tereza, Serra Azul, Ermitage

A linha mais longa da Viação Dedo de Deus era a 71A com 48 Km de extensão. A mais curta a 99B, com 2 km.


Carro típico da Viação Dedo de Deus em 2023
Foto Fernando Luiz

Linha 44A (Bairro Funcionários-Castelinho) via Fileuterpe. CarroNeobus Thunder + 2016 sobre chassi Mercedes-Benz LO-916 BT5, ex-Transurb do Rio de Janeiro, fotografado no Centro em agosto de 2023.

Viação Primeiro de Março

97CRodoviária - Represa do Caleme, via Panorama, Casa de Saúde
P01A - Rosário - Campo Grande, via Praça dos Operários / Cascata Imbuí
P01D - Barroso - Campo Grande, via Praça dos Operários / Cascata Imbui
P02A - Jardim Serrano - Caleme, via Hospital São José / Barra do Imbuí
P03A - Perpétuo - Caleme, via Praça Operários / Golf
P03C - Pimentel - Caleme, via Praça dos Operários, Parque Imbui
P04A - Perpétuo - Caleme, via Fileuterpe, Golf
P04C - Pimentel - Caleme, via Fileuterpe / Golf 
P05A - Alto - Caleme, via Parque do Imbuí, Golf
P05D - Granja Guarani - Caleme, via Hosp. São José, Henrique Claussen
P05E - Pedreira - Caleme, via Hosp. São José, H. Claussen, Pq. Imbuí
P06A - Perpétuo - Granja Florestal, via Cemusa, Praça dos Operários / Barra do Imbuí
P06B - Perpétuo - Granja Florestal, via Pça Operários, Cascata do Imbuí
P07A - Perpétuo - Granja Florestal, via Cemusa, Fileuterpe, Barra do Imbuí
P07B - Perpétuo - Salaquinho, via Cascata Imbuí, Grj. Florestal
P08A - Alto - Campo Grande, via Hosp. São José / Cascata do Imbuí
P08B - 40 Casas - Campo Grande, via Alto, Cascata Imbuí
P09A - Alto - Salaco, via Hosp. São José / Cascata do Imbuí 
P09B - Salaco - Comary, via Alto, Granja Florestal
P09C - 40 Casas - Salaco, via Alto, Granja Florestal, Cascata Imbuí
P09D - Pedreira - Salaco, via Cascata Imbuí, Granja Florestal, Alto
P09E - Alto - Salaco, via Cascata Imbui, Granja Florestal
P09F - Salaco - Comary, via Cascata Imbuí, Reta
P11A - Rosário - Campo Grande, via Fileuterpe, Cascata do Imbuí
P97C - Granja Florestal - Jardim Meudon, via Cascata Imbuí, Bom Retiro, Upa
P98A - Rodoviária - Pedra da Tartaruga, via Centro, Cascata do Imbuí

A linha de ônibus municipal mais longa da Primeiro de Março era a P05E com mais de 16 quilômetros. A mais curta a P04A com 5 Km.

Em 8 de janeiro de 2023, a tarifa do ônibus municipal foi reajustada de R$ 4,40 para R$ 4,90.


Apresentação do novo lay-out externo da Dedo de Deus em julho de 2023
Foto Divulgação

Carro Neobus Thunder + 2016 sobre chassi Mercedes-Benz L0916 do novo serviço Executivo inaugurado em julho de 2023. Foto de 19 abril de 2023

Em julho de 2023, a Viação Dedo de Deus inaugura a linha de ônibus executivo Albuquerque - Soberbo.

Em 13 de setembro de 2023, foi lançado o aplicativo MobiTerê, desenvolvido pela Mobilibus, para monitorar o horários dos ônibus da Viação Dedo de Deus em tempo real.

Divulgação


REFERÊNCIAS:

RAHAL, Antônio Osiris. Transporterê, O Transporte em Teresópolis na História. 1998. 

Rumo aos 50 anos. Revista Conjuntura. Janeiro 2004. p.48.

Vou de Ônibus. Revista Conjuntura. Janeiro 2004. p.46.

Teresópolis recebe novos ônibus para reforçar a frota de transporte público e linha executiva Albuquerque-Soberbo. Prefeitura de Teresópolis. 11 julho 2023.

Página lançada em 11 de abril de 2018.

Comentários

Wanderley Peres disse…
Muito boa a pesquisa, parabéns.