Nilo Peçanha

Viação Nilo Peçanha S.A.
1962 - 1968

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1962 na cidade do Rio de Janeiro, atendendo às determinações do Governo do Estado da Guanabara, que obrigava os proprietários de lotações individuais a se organizarem em empresas.

A sociedade foi fundada na Assembleia Geral Constituinte realizada em 26 de março de 1962, com frota de  33 lotações, registrados na linha Castelo - Bairro Peixoto.

O capital social da empresa, de 16,5 milhões de cruzeiros, correspondia ao valor da frota de 33 lotações usados, cada um avaliado em 500 mil cruzeiros, dos seguintes proprietários individuais: 

Hélio Palhares, brasileiro
Carro Nº de ordem: 53

Darcy Moreira, brasileiro
Carro Nº de ordem: 85

Argemiro Camiña Garrido, espanhol
Carro Nº de ordem: 185

Antonio de Campos, português
Carro Nº de ordem: 251

Olivio Palermo, italiano
Carro Nº de ordem: 410

Jaime Alves Leite, português
Carro Nº de ordem: 430

José da Costa Chaves, português
Carro Nº de ordem: 472

José Amaro, português
Carro Nº de ordem: 506

João Augusto Miranda, português
Carro Nº de ordem: 510

Manoel Fernandes Coutinho, brasileiro
Carro Nº de ordem: 579

Francisco Romano, italiano
Carro Nº de ordem: 637

Jorge Pereira, brasileiro
Carro Nº de ordem: 648

Armando do Nascimento Seixas, português
Carro Nº de ordem: 815

José Pinto Miranda, português
Carro Nº de ordem: 835

Mario Ferreira Roque, português
Carro Nº de ordem: 884

Antonio da Barra, português
Carro Nº de ordem: 894

Antonio Noronha, português
Carro Nº de ordem: 918

Valquir de Mattos, brasileiro
Carro Nº de ordem: 975

Abner Rodrigues de Melo, português
Carro Nº de ordem: 976

José Serafim, português
Carro Nº de ordem: 277

Augusto de Campos, português
Carro Nº de ordem: 989

Armando Armalino, italiano
Carro Nº de ordem: 980

Angel Correia Vigo, espanhol
Carro Nº de ordem: 1251

Jaime Rodrigues Cardoso, português
Carro Nº de ordem: 1521

Serafim Fernandes Monteiro, português
Carro Nº de ordem: 1585

Jorge Rosa Novais, brasileiro
Carro Nº de ordem: 1663

Abelardo Lima Gaessi Ferreira, brasileiro
Carro Nº de ordem: 1664

Antonio Pinto Rodrigues, português
Carro Nº de ordem: 1751

Armando Pinto Neto de Almeida, português
Carro Nº de ordem: 2081

Vitorino dos Santos, brasileiro
Carro Nº de ordem: 2140

Narciso dos Santos, português
Carro Nº de ordem: 2184

Valdo Palermo, italiano
Carro Nº de ordem: 2218

Manuel Monteiro, 
Carro Nº de ordem: 2344

A empresa inicia suas operações em 1962, na linha de lotação Castelo - Bairro Peixoto, com 33 carros. 

No ano seguinte, em função da CTC inaugurar a linha de ônibus elétrico E-6 (Passeio-Bairro Peixoto) substituindo a linha de lotação Castelo - Bairro Peixotoa empresa foi transferida para a Zona Norte, assumindo a linha de lotação Praça XV – Quintino, via Benfica, com o seguinte itinerário: Praça 15 de Novembro, Presidente Antônio Carlos, Nilo Peçanha, Rio Branco, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Ponte dos Suspiros, rua São Christóvão, Figueira de Mello, Campo de São Christóvão, São Luiz Gonzaga, Prefeito Olímpio de Mello, Praça Natividade Saldanha, Viaduto Anna Nery, Major Suckow, Doutor Garnier, Aluísio de Azevedo, Ana Guimarães, Anna Nery, rua do Engenho Novo, Archias Cordeiro, Carolina Meyer, Castro Alves, Getúlio, Archias Cordeiro, Goiás, Bica e Tomaz Alves (conjunto IAPC de Cascadura).

Em 1964, a linha de lotação, Praça XV – Quintino, recebe a numeração 277 e tem sua frota substituída por ônibus.


Ponto final da linha de lotação Praça XV - Quintino, na rua Palatinado, 
esquina com rua Goiás, Quintino Bocaiuva

Ponto final da Linha 277 na Praça XV em 1965. Carro 27018 modelo Vieira Turbocar 
sobre chassi MBB LP-321 ano 1958. Foto Augusto Antonio dos Santos

Linha 277 com modelo Metropolitana Continental ano 1960

 Reconstituição da pintura. Pesquisa e arte final Eduardo Ferreira

Ponto final da Linha 277 na Praça XV em 1966. Modelo Metropolitana Guanabara sobre
chassi MBB LP-321 ano 1960. Trata-se de um micro-ônibus tipo lotação transformado em 
ônibus, com alongamento do chassis, aumento na altura interna do salão e colocação 
da porta traseira. Foto Augusto Antonio dos Santos


A empresa encerrou suas operações em 1968, quando operava sua única linha de ônibus, a 277 (Praça XV - Quintino), logo assumida pela Viação Estrela de Prata.

Prefixo da Frota: 77 000

Sede: rua Goiás, conjunto do IAPC, Quintino


REFERÊNCIAS:

Viação Nilo Peçanha S.A. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 23 maio 1962. Parte I. p.12918.

Ladrões mascarados assaltaram garagem da empresa. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 27 outubro 1965. p.7.

Ônibus. Revista Guia Rex 1965. Rio de Janeiro. 3ª Parte Logradouros. p.8.

Página lançada em primeiro de abril de 2018






Comentários

Meu pai era um dos sócios ainda na época dos lotações. Jaime Rodrigues Cardoso