Histórico
Em junho de 1986 o prefeito Saturnino Braga recebeu do escritório de Jaime Lerner os estudos de implantação e racionalização dos corredores de ônibus Centro – Deodoro (via avenida Brasil) e Madureira – Santa Cruz, prevendo a implantação de terminais de integração em Santa Cruz, Campo Grande (2), Bangu (2), Realengo, Deodoro e Madureira.
No dia 19 de agosto de 1986, a Prefeitura encaminha ao BNDES pedido de financiamento no valor de Cz$ 230 milhões para construção de 10 terminais rodoviários urbanos no Município, sendo 4 na Zona Oeste, Santa Cruz, Bangu, Deodoro e Realengo, 5 na Zona Norte, Ramos, Meyer, Estácio, Portuguesa e Cocotá, e um em Jacarepaguá, Pau Ferro.
Foi a primeira iniciativa da prefeitura para implantar de um sistema integrado de transportes por ônibus. O trecho entre o Centro e o Terminal Deodoro pela Avenida Brasil deveria operado com ônibus articulados, o que nunca aconteceu.
O Terminal de Deodoro foi inaugurado em 28 de dezembro de 1992. O sistema de integração tronco-alimentador ônibus-ônibus, para racionalizar o número de linhas de ônibus na Avenida Brasil, nunca foi implantado. O terminal foi desativado e demolido em 2002 para construção de um parque de recreação com piscina pública.
Novo Terminal Deodoro
Divulgação Prefeitura
Comentários