Segunda fase da racionalização das linhas da Zona Sul começa em 9 de janeiro

23/12/2015 - Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), dará início em 9 de janeiro à 2ª fase da racionalização da frota da Zona Sul. A exemplo da primeira fase, as mudanças serão implementadas progressivamente para que os passageiros tenham tempo para se adaptar. O processo de racionalização das linhas da Zona Sul deve terminar em abril de 2016. As duas primeiras etapas da 2ª fase serão implementadas nos dias 9 e 16 de janeiro, com a criação de quatro linhas, modificação de outras quatro e extinção de sete, ao todo.

 

No dia 9  entram em circulação as novas linhas troncais 5 (Alto Gávea X Central – Via Praia de Botafogo), 9 (São Conrado X Central – via Jardim Botânico / Túnel Santa Bárbara) e 10 (General Osório X Cruz Vermelha – via Jd. Botânico/Lapa), além da linha 112 (Alto Gávea X Rodoviária – Via Túnel Rebouças – Circular). As novas linhas substituem outras sete que serão extintas no mesmo dia: 143, 161, 162, 170, 172, 173 e 178.

 

Já no dia 16, a linha 474, que atualmente faz o trajeto Jacaré – Jardim de Alah, será modificada, passando a fazer ligação direta entre as zonas Norte e Sul pelo Túnel Santa Bárbara, de maneira mais rápida e simples. Essa linha será encurtada e terá ponto final no Posto 6, na altura do Shopping Cassino Atlântico, em Copacabana – um dos acessos ao Arpoador. Os passageiros que usavam a 474 com destino ao Centro passam a ter como opção a linha 475, que continuará a passar pela região. A diferença é que essa linha será encurtada, deixando de ir até Copacabana, e passando a retornar no Castelo.

 

Outra linha que terá o itinerário seccionado é a 484, que também deixará de seguir até Copacabana e terá seu trajeto encurtado na Candelária, no Centro. Os passageiros que utilizarem essa linha e quiserem seguir viagem até a Zona Sul poderão fazer a integração com a Troncal 1 (General Osório x Central - via Aterro do Flamengo), utilizando o Bilhete Único Carioca (BUC), que permite até duas viagens pagando apenas uma passagem. Já quem quiser ir direto para a Zona Sul sem transbordo tem como opção a linha 483 (Penha x Copacabana), que faz a ligação direta entre as zonas Norte e Sul pelo Túnel Santa Bárbara.

 

A linha 413, que seguia até o Jardim de Alah, também será seccionada no Castelo. Para seguir pela Zona Sul, a opção é integrar com as troncais 1, 3 e 4 nas avenidas Presidente Vargas e Rio Branco. Para viagens diretas, sem baldeação, os passageiros contam com a linha 426 (Usina x Jardim de Alah), que permanece inalterada.

 

O detalhamento das etapas posteriores, a exemplo da primeira fase da racionalização, será apresentado na sequência da implementação das mudanças programadas para os dias 9 e 16. A cada nova fase, as informações estarão disponíveis no Diário Oficial e no site da Secretaria Municipal de Transportes, além das redes sociais da SMTR.

 

O trabalho de comunicação direta aos usuários, com a distribuição de panfletos, cartazes e a presença de agentes de divulgação nas ruas, será feito pelo Rio Ônibus, mantendo a determinação da SMTR. Para as mudanças do dia 9, os agentes serão distribuídos em pontos-chave dos seguintes bairros: Leblon, Ipanema, Gávea, Botafogo, Lapa e Centro (Rodoviária e Central do Brasil). Já para a etapa do dia 16, o trabalho de comunicação ficará concentrado, principalmente, no Centro (Castelo, Candelária e Av. Rio Branco) e em Copacabana (Posto 6).

 

 

Dia 9 de janeiro

 

  •   Criação de quatro linhas

 

Nova Linha

Vista

Troncal 5

(Alto Gávea x Central – via Praia de Botafogo/ Praia do Flamengo/ Primeiro de Março)

Troncal 9

(São Conrado x Central – via Jardim Botânico/ Túnel Santa Bárbara)

Troncal 10

(General Osório x Cruz Vermelha – via Jardim Botânico /Lapa)

112

(Alto Gávea x Rodoviária – via Rebouças)

 

 

·   Extinção de 7 linhas

 

 

Linha extinta

Nova opção aos passageiros

143 (Central x Gávea – via Praia do Flamengo/Jóquei)

Troncal 5

161 (Lapa x Leblon – via Jóquei – Circular)

Troncal 10

162 (Lapa X Leblon – via Copacabana – Circular)

Troncal 10

170 (Rodoviária x Gávea - Circular)

Troncal 5

172 (Rodoviária x Leblon - via túnel Santa Bárbara/ circular)

Troncal 9

173 (Rodoviária x Leblon - via Túnel santa Bárbara/Circular)

Troncal 9 (até a Central) ou 112 (até a Rodoviária)

178 (São Conrado x Rodoviária - via Central)

Troncal 9

 

 

 

Dia 16 de janeiro

 

 

·  Modificação de 4 linhas 

 

 

Linha atual

Linha encurtada

474 (Jacaré x Jardim de Alah)

474 (Jacaré x Copacabana - via Túnel Santa Bárbara)

484 (Olaria x Copacabana- via Aterro -Circular)

484 (Olaria x Candelária - Circular)

413 (Muda x Jardim de Alah-via Aterro)

413 (Muda x Castelo - circular)

475 (Méier x Lido)

475 (Méier x Castelo - circular)



Comentários