Paes dá mais prazo para ônibus continuarem sem ar

 Decreto reduz meta para 2016. Objetivo, que era de ter 100% da frota climatizada, agora é de 70%
   
POR GUSTAVO GOULART / LUIZ ERNESTO MAGALHÃES 

01/01/2016 - O Globo

Passageiros enfrentam calor durante viagem em ônibus sem ar-condicionado - Guito Moreto/16-12-2015 / Agência O Globo

RIO - O carioca vai ter que esperar mais tempo para contar com toda a frota de ônibus equipada com ar-condicionado. No decreto que autorizou o aumento das passagens de R$ 3,40 para R$ 3,80 (11,7%) a partir deste sábado, o prefeito Eduardo Paes estabeleceu que 70% das viagens serão feitas em veículos climatizados até o fim de 2016. O percentual contraria uma das metas anunciadas pelo próprio Paes em 2012, por meio do Plano Estratégico do município para o período de 2013 a 2016, que pode ser consultado no próprio site da prefeitura. No capítulo reservado ao transporte público, um dos objetivos previstos era de “modernizar 100% da frota de ônibus até 2016, adotando ônibus modernos com ar-condicionado, motor traseiro, combustível verde e recursos de acessibilidade".

Pelo decreto, as empresas em 2015 sequer cumpriram a meta de acelerar a modernização da frota, apesar de ao longo do ano passado terem recebido para isso R$ 0,058 por passageiro transportado quando a tarifa foi reajustada de R$ 3,00 para R$ 3,40. O objetivo era comprar 2.233 ônibus, dos quais 708 sem qualquer incentivo no preço da tarifa, já que estavam incluídos na renovação da frota por fim da vida útil. Outros 1.525 seriam substituídos de forma antecipada devido ao acréscimo dos R$ 0,058. Mas, desse total, foram comprados apenas 917 (50,13% do previsto).

Na nova tarifa, a prefeitura passou a prever um acréscimo de 0,039 para antecipar a renovação da frota em 2016 com a intenção de atingir os 70% das viagens com refrigeração até o fim de 2016. A Secretaria municipal de Transportes afirma que a meta de 50% para 2015 foi cumprida. Sem apresentar qualquer planilha, o órgão diz que o total chegou a 57,9% no fim do ano.

A assessoria do secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, alegou que a meta de 100% dos ônibus com ar só poderá ser cumprida quando o BRT Transbrasil (Centro-Deodoro) ficar pronto. A previsão atual é que as obras só terminem em 2017. Com o Transbrasil, as empresas terão que comprar veículos suficientes para transportar 820 mil passageiros por dia. Nos BRTs, todos os ônibus empregados são refrigerados.

GRATUIDADES INCLUÍDAS

Sobre o não cumprimento da meta, a secretaria ressaltou que, no cálculo para a tarifa de 2016, estão sendo descontados R$ 0,015 dos R$ 0,058 concedidos no ano passado. Sobre o percentual das viagens com ar, o órgão afirma que o cálculo tomou como base o monitoramento da frota por GPS, já que pelos arquivos seria possível saber quantos veículos contam com o sistema.

No cálculo das tarifas, a prefeitura voltou a incluir as gratuidades dos alunos da rede municipal. Mas o total caiu a cerca da metade. A secretaria disse que o valor de 2015 ressarciu as empresas pelas gratuidades de 2014 e do ano passado.

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