Linhas de ônibus encurtadas pela prefeitura do Rio circulam quase vazias, dizem motoristas e despachantes

31/01/2016 - Extra

EXT CI - Rio, 27/01/2016, Linhas de ônibus encurtadas - Algumas linhas de ônibus tiveram seus trajetos encurtados, diminuindo o número de passageiros. Na foto, ônibus da linha 464 em Vila Isabel. Foto: Márcio Alves / Agência O Globo
EXT CI - Rio, 27/01/2016, Linhas de ônibus encurtadas - Algumas linhas de ônibus tiveram seus trajetos encurtados, diminuindo o número de passageiros. Na foto, ônibus da linha 464 em Vila Isabel. Foto: Márcio Alves / Agência O Globo Foto: Márcio Alves / Agência O Globo

Elisa Clavery

Sábado de manhã. Um motorista da linha 464 (Maracanã-Praia de Botafogo) faz sua segunda viagem sem passageiros, aproveitando a solidão no coletivo para ouvir um axé pelo seu celular. Sem se identificar, ele explica: desde que a linha teve seu percurso encurtado — antes, o ponto final era no Leblon, na Zona Sul do Rio —, os passageiros diminuíram.

— Eles sumiram, ninguém quer fazer baldeação.

O sumiço dos usuários não é exclusividade dos fins de semana. Nem da 464. Nas linhas 433 (Vila Isabel-Praia de Botafogo) e 434 (Grajaú-Praia de Botafogo), que também diminuíram o trajeto, despachantes e motoristas confirmam que há menos passageiros — e estimam uma queda de 50%.
— Antes, carregava cerca de 500 passageiros entre 7h e 12h. Agora, tenho carregado pouco mais de 200 — diz o motorista da 433. — Não sei se eles estão pegando metrô ou pagando pelo táxi, mas estão buscando alternativas.

Vendedor de doces na Praça Tobias Barreto, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio — ponto final da linha 464 —, Jorge Silvestre, de 50 anos, reclama que as mudanças enfraqueceram seu negócio.

— Eu costumava chegar na praça para trabalhar às 6h, mas vi que não valia a pena, porque não tinha quase ninguém. Passei a chegar às 9h, quando começa a ter mais gente — diz Jorge.

EXT CI - Rio, 27/01/2016, Linhas de ônibus encurtadas - Algumas linhas de ônibus tiveram seus trajetos encurtados, diminuindo o número de passageiros. Na foto, vendedor Jorge Silvestre de Oliveira no ponto final da linha 464, em Vila Isabel. Foto: Márcio Alves / Agência O Globo
EXT CI - Rio, 27/01/2016, Linhas de ônibus encurtadas - Algumas linhas de ônibus tiveram seus trajetos encurtados, diminuindo o número de passageiros. Na foto, vendedor Jorge Silvestre de Oliveira no ponto final da linha 464, em Vila Isabel. Foto: Márcio Alves / Agência O Globo Foto: Márcio Alves / Agência O Globo

Uma das justificativas da SMTR para a racionalização é que muitas linhas circulavam com ônibus vazios, pois faziam trajetos semelhantes. Para o engenheiro de tráfego e professor da Uerj Alexandre Rojas, o projeto pode ser um tiro no pé para desafogar o trânsito. Insatisfeitos em fazer baldeação — 20% dos passageiros passaram a pegar duas conduções após a mudança, segundo a Secretaria municipal de Transportes —, alguns podem preferir o carro:

— Quando o passageiro vê dificuldades, escolhe o carro. Essa medida, que era para melhorar o tráfego, pode aumentar a quantidade de veículos — diz o especialista: — Os órgãos deveriam avaliar essas mudanças, ouvir o que os usuários têm a dizer. Pode ser que o sistema original seja melhor do que esse. Não há problema nenhum em admitir que erraram.

Sobre o esvaziamento das linhas, a SMTR justificou que “os ônibus estão oferecendo mais conforto aos passageiros e esse era um dos objetivos da racionalização”. Questionado, o RioÔnibus não comentou sobre a redução do número de passageiros, nem se isso prejudica financeiramente as empresas responsáveis.

O serviço das linhas 433, 434 e 464 foram divididos, segundo a secretaria. As linhas agora ligam os passageiros da Grande Tijuca à Lapa e quem quiser sair da Zona Norte para a Zona Sul pode usar os ônibus que passam pelos túneis Rebouças e Santa Bárbara, que são a 432 e a 435.

Ainda não foram divulgados relatórios oficiais com a quantidade de usuários das linhas encurtadas. A SMTR informou que os dados são gerados a cada 45 dias e os relatórios de dezembro — primeiro mês após o encurtamento das linhas 464, 433 e 434 — estarão disponíveis em fevereiro.

A secretaria informou, ainda, que 70% dos usuários já utilizam o Bilhete Único e que o cartão pode ser adquirido nas lojas RioCard, nas bilheterias do BRT, nas máquinas de autoatendimento e no site.

O Ministério Público do Estado do Rio informou que vai recorrer da decisão da Justiça, que indeferiu o pedido de liminar do órgão para impedir as alterações nos ônibus.
Falta de informação nos pontos de ônibus

Apesar de a racionalização das linhas que passam pela Zona Sul ter começado em outubro do ano passado, os usuários ainda dividem dúvidas nos pontos de ônibus. O estudante de Recife André Araújo, de 17 anos, que o diga. No Rio para fazer turismo, ele e a prima ficaram por mais de 40 minutos num ponto de Copacabana, Zona Sul do Rio, à espera do já extinto 511, que levava ao bairro da Urca. Culpa da placa do ponto, que ainda sugere o uso da linha.

— A gente não queria pegar táxi, mas já estava pensando em andar mais e pegar o metrô — disse André, que só desistiu de esperar após ser avisado pela equipe do EXTRA que seu ônibus não chegaria.

EXT CI - Rio, 27/01/2016, Linhas de ônibus encurtadas - Algumas linhas de ônibus tiveram seus trajetos encurtados, diminuindo o número de passageiros. Na foto, André e Aparecida no ponto de ônibus da Nossa Senhora de Copacabana, em Copa. Foto: Márcio Alves / Agência O Globo
EXT CI - Rio, 27/01/2016, Linhas de ônibus encurtadas - Algumas linhas de ônibus tiveram seus trajetos encurtados, diminuindo o número de passageiros. Na foto, André e Aparecida no ponto de ônibus da Nossa Senhora de Copacabana, em Copa. Foto: Márcio Alves / Agência O Globo Foto: Márcio Alves / Agência O Globo

Um motorista da linha 434, que não quis se identificar, diz que a falta de informação confunde os passageiros e sobrecarrega motoristas e trocadores, solicitados o tempo todo:
— Todo mundo para o motorista para perguntar, às vezes sobre linhas que eu nem conheço. Se a gente ficar dando informação o dia todo, nem dá para trabalhar mais.
A SMTR disse que a comunicação com o passageiro é responsabilidade do RioÔnibus.

Segundo o RioÔnibus, agentes de informação estiveram em 94 pontos de grande movimentação de passageiros, distribuindo 600 mil folhetos da semana anterior às mudanças até a semana seguinte. Cerca de 2.150 cartazes foram colados nos ônibus e em pontos de parada, e placas foram instaladas nos pontos finais das linhas alteradas. “Todas as informações em folhetos, cartazes e placas passam pela aprovação prévia da Secretaria Municipal de Transportes”, assim como os pontos e a quantidade de panfleteiros, informou o consórcio.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/linhas-de-onibus-encurtadas-pela-prefeitura-do-rio-circulam-quase-vazias-dizem-motoristas-despachantes-18575372.html#ixzz3yrJPhiwP

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