Terceira etapa da redução das linhas de ônibus começa nesta sexta-feira

As linhas 119 e 190 serão extintas, enquanto 433 e 464 serão encurtadas
  
POR NATÁLIA BOERE 

20/11/2015 - O Globo

RIO — Começa nesta sexta-feira a terceira etapa da racionalização das linhas de ônibus da Zona Sul. As linhas 119 (Copacabana—Candelária) e 190 (Rodoviária—Leme) serão extintas, enquanto 433 (Vila Isabel—Leblon) e 464 (Maracanã—Leblon) serão encurtadas e irão até o edifício Mourisco, em Botafogo. Quem quiser seguir para Copacabana, Ipanema e Leblon deverá pegar outra condução. Para reforçar o transporte para a Lapa, será criada a Troncal 2 (General Osório—Rodoviária, via Arcos). Já os veículos da linha 472 (Leme—Triagem) terão o seu trecho alterado: ao invés de sair do Leme e seguir para o Centro pela Avenida Princesa Isabel, passarão pela Rua Figueiredo de Magalhães, seguirão pelo túnel Velho, entrarão em Botafogo e só então seguirão para o Centro.

— Essa mudança vai atrasar a nossa vida. Eu levava 40 minutos para ir da minha casa ao Centro, onde trabalho. Agora o trajeto vai demorar pelo menos uma hora — reclama a moradora do Leme Silvia Pereira.

Motoristas e cobradores da linha 472 também se dizem insatisfeitos, pois acreditam que terão de ultrapassar a jornada de trabalho de 7 horas diárias.

— Temos de fazer quatro viagens por dia, e o trânsito em Botafogo é superengarrafado. Vamos acabar tendo de trabalhar além do expediente — prevê o cobrador Rafael Bernardo.

Já a mudança nas linhas 433 e 464 divide opiniões. A advogada Iara Palma, que mora em Vila Isabel e trabalha em Ipanema e Copacabana, afirma ser a favor do encurtamento do trajeto:

— Tenho 71 anos e pego o 433 há 38, mas acho que temos que abrir mão do conforto e pensar no coletivo. É importante reduzir o volume de ônibus para melhorar o trânsito em Copacabana, que é caótico.

Também usuária do 433, a aposentada Tereza Cristina Gomes é “radicalmente contra”. Ela mora em Santa Teresa, faz tratamento em um hospital de Copacabana diariamente e vai ser obrigada a pegar duas conduções.

— Já tenho dificuldade para subir e descer do ônibus uma vez, por um problema motor, imagina duas? — questiona ela.

Na última sexta-feira, o Ministério Público entrou com pedido de liminar na Justiça para impedir a racionalização das linhas de ônibus. Os promotores do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema) questionam a ausência de metas de redução do tempo de viagem e de discussão prévia com a população. O provesso está na 8ª Vara de Fazenda Pública, mas ainda não há previsão para julgamento.

Desde o início da medida, em 3 de outubro, 23 linhas já foram extintas, de tiveram seus destinos encurtados e outras nove foram criadas. Segundo a secretaria municipal de Transportes, o volume diário de ônibus na Avenida Nossa Senhora de Copacabana caiu 9,2% (de 4.051 ônibus para 3.679) e na Rua Barata Ribeiro, houve uma redução de 15,6% (de 3.744 para 3.159).

No próximo dia 28, mais cinco linhas serão extintas (136, 154, 126, 128, 155), uma encurtada (434) e duas criadas (Troncal 6, Jardim de Alah—Rodoviária via Santa Bárbara, e Integrada 6, (Cidade de Deus-General Osório). E, no dia 5 de dezembro, seis linhas serão eliminadas (511, 512, 569, 570, 573 e 574) e duas criadas (Circulares 1 e 2).

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