Ônibus do Rio passam a ser monitorados por 560 câmeras

02/09/2013 - O Globo

Sistema de fiscalização inaugurado nesta segunda-feira emitirá multa automática em 60 dias Aplicativo para celulares fornecerá dados sobre o transporte para a população até o fim do ano.

RIO - A prefeitura colocou em operação, na manhã desta segunda-feira, o novo Sistema de Monitoramento e Fiscalização de Transporte Público por Ônibus que, integrado ao Centro de Operações Rio (COR), fará o controle eletrônico, 24 horas por dia, do serviço de ônibus na cidade. Número de frota, frequência e itinerário dos coletivos, por exemplo, serão observados agora por 560 câmeras. A multa automática começará a ser aplicada nos próximos 60 dias, mas fiscais da prefeitura já estão a postos no COR para emitir multas sempre que uma infração for flagrada. A prefeitura está desenvolvendo, ainda, um aplicativo que, até o fim do ano, abrirá a base de dados do novo sistema para a população. Por enquanto, o sistema fiscaliza 30% da frota, mas em dois meses os 8,8 mil ônibus que circulam na cidade já estarão sendo vigiados.

A partir do sinal de GPS instalado em todos os ônibus, a prefeitura saberá em tempo real, por exemplo, se as empresas estão operando dentro da frota determinada e se estão obedecendo os itinerários. A circulação noturna dos ônibus também será vigiada, entre outras regras determinadas pelo Código Disciplinar. Todas as linhas, inclusive as alimentadoras do BRT Transoeste, serão monitoradas pelo novo sistema.

Com isso, liberamos pessoal para fiscalizar a qualidade do serviço, como o estado de conservação da frota, um aspecto importante que o novo sistema não consegue monitorar observou Carlos Roberto Osório, Secretário municipal de Transportes.

O prefeito Eduardo Paes destacou que a única dificuldade será cobrar o intervalo ideal entre os ônibus de cada uma das 800 linhas que circulam na cidade:

Há os gargalos de trânsito e a culpa não é do concessionário. O que podemos exigir é que em determinados horários tenham mais veículos nas ruas.

O prefeito anunciou ainda que o novo sistema será disponibilizado para o desenvolvimento de modelos de aplicativos para uso da população até o final do ano.

O usuário poderá saber, por exemplo, a hora que seu ônibus vai chegar no ponto disse Paes.

A fornecedora do sistema de monitoramento por GPS usado pela prefeitura é a M2M Solutions, que tem entre seus sócios Jacob Barata Filho, herdeiro do empresário conhecido como Rei dos Ônibus. A empresa foi contratada sem ônus para o município, mas para evitar que o valor seja lançado sem custos operacionais, um decreto do prefeito reforça a obrigatoriedade de se seguir os preços de mercado.

Na licitação a gente obriga a instalação do GPS e as informações são repassadas ao município. O que podemos fazer, e já fiz, foi baixar um decreto estabelecendo que o custo operacional tem que estar dentro da média aplicada pelo mercado. Não posso dizer qual empresa eles vão contratar, mas posso dizer qual custo que vou levar em consideração para a tarifa disse Paes.

Segundo Osorio, também até o final do ano, painéis eletrônicos serão instalados, experimentalmente, nos pontos de ônibus da Avenida Nossa Senhora de Copacabana com informações sobre os horários dos ônibus e o tempo de viagem, nos moldes do BRT.

Até o final de 2013, serão implantados mais cinco BRS. No dia 24 de setembro será implantado o corredor Estácio-Praça Saens Peña, completando o BRS Carioca-Estácio. Os corredores Maracanã-Méier, pela Rua Vinte e Quatro de Maio; Méier-Maracanã, pela Rua Hermengarda e Avenida Marechal Rondon; Botafogo-Humaitá, pela Rua São Clemente; e Humaitá-Botafogo, pela Rua Voluntários da Pátria também devem ser inaugurados até o final do ano.

Ainda segundo Osório, a ligação Zona Sul-Centro, com corredores no Flamengo, Catete e Glória, está em estudo, assim como a implantação do BRS na Avenida Dom Hélder Câmara.

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