14/06/2012 - R7
Horário de operação foi ampliado das 9h às 16h.
Jadson Marques
Número de estações ativas passa de 9 para 14
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A partir desta quinta-feira (14), o número de estações ativas do BRT Transoeste (que vai ligar a Barra da Tijuca a Santa Cruz) passa das atuais nove para 14. A estação Golfe Olímpico ainda não será inaugurada, conforme divulgado anteriormente, e ficou programada para uma data posterior. Em seu lugar, passa a operar a estação Barra Sul. Serão abertas ao público as estações Bosque da Barra, Américas Park, Santa Mônica, Barra Sul, e Interlagos. O restante das estações do eixo entre Santa Cruz e o Terminal Alvorada será liberado em etapas ao longo dos próximos dias.
O BRT Transoeste teve na quarta-feira (13) seu horário de operação ampliado das 9h às 16h. A mudança no horário foi autorizada na terça-feira (12) pela Secretaria Municipal de Transportes, após uma semana de operação entre 10h e 15h na fase de testes que antecede a operação integral do sistema.
BRT irá tirar 26 linhas de ônibus de circulação
O BRT vai tirar de circulação 26 linhas convencionais. Mas, segundo o secretário municipal de Transportes do Rio, Alexandre Sansão, não há um prazo definido para os ônibus convencionais pararem de circular.
— Os ônibus permanecerão circulando até que todo o sistema seja implantado. A nossa estratégia é manter este serviço até que ele não seja mais necessário, até que as pessoas estejam adaptadas ao BRT.
O prefeito Eduardo Paes fez questão de frisar que o corredor expresso só estará funcionando completamente em dois meses e que esta primeira fase é um período de adaptação.
— O processo será implementado aos poucos para que o usuário entenda como funciona o BRT. Por isso, faremos o trabalho de forma gradual, para que tudo seja feito com muita segurança.
Assista ao vídeo
Intervalos serão de dez minutos
De acordo com a prefeitura, o intervalo estimado entre os ônibus articulados da linha Pingo D’água-Alvorada (serviço parador) nesta fase de adaptação será de dez minutos.
Os ônibus, que receberam o apelido de Ligeirões, vão trafegar em vias exclusivas. A estimativa é de que o tempo da viagem entre a Barra e Santa Cruz, que atualmente é de duas horas e meia, seja reduzido pela metade, em aproximadamente uma hora.
No total, serão 116 veículos em toda a zona oeste, sendo 91 para Santa Cruz. Os ônibus do BRT vão substituir os 251 que circulam atualmente na região.
Tarifas
A tarifa será de R$ 2,75, com direito a integrações do Bilhete Único Carioca. Dentro do período de duas horas, o passageiro poderá realizar até três viagens de ônibus ao custo de uma passagem, se o BRT for o segundo deslocamento.
A integração com os trens da SuperVia (empresa que administra os trens no Rio) será de R$ 3,95, com direito ao uso de uma linha alimentadora do BRT.
A integração com os ônibus de linhas intermunicipais terá tarifa de R$ 4,95, incluindo ainda uma viagem em linha alimentadora do BRT.
Segundo Sansão, os usuários do BRT receberão folhetos informativos nas estações e dentro dos ônibus das linhas alimentadoras com esclarecimentos de como funcionará o novo sistema.
— Haverá pessoas em todas as estações distribuindo folhetos que informam os serviços e orientadores ao longo das linhas alimentadoras.
O que são linhas alimentadoras?
As linhas alimentadoras do BRT são linhas de ônibus convencionais que partem de bairros não atendidos diretamente pelo traçado do BRT e que chegarão às estações do sistema.
Uma viagem envolvendo uma linha alimentadora e o BRT custará R$ 2,75, como já acontece no Bilhete Único Carioca. Elas podem ser identificadas porque os ônibus terão o mesmo padrão visual dos articulados do BRT e ainda possuem uma letra A após o número da linha.
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O BRT Transoeste teve na quarta-feira (13) seu horário de operação ampliado das 9h às 16h. A mudança no horário foi autorizada na terça-feira (12) pela Secretaria Municipal de Transportes, após uma semana de operação entre 10h e 15h na fase de testes que antecede a operação integral do sistema.
BRT irá tirar 26 linhas de ônibus de circulação
O BRT vai tirar de circulação 26 linhas convencionais. Mas, segundo o secretário municipal de Transportes do Rio, Alexandre Sansão, não há um prazo definido para os ônibus convencionais pararem de circular.
— Os ônibus permanecerão circulando até que todo o sistema seja implantado. A nossa estratégia é manter este serviço até que ele não seja mais necessário, até que as pessoas estejam adaptadas ao BRT.
O prefeito Eduardo Paes fez questão de frisar que o corredor expresso só estará funcionando completamente em dois meses e que esta primeira fase é um período de adaptação.
— O processo será implementado aos poucos para que o usuário entenda como funciona o BRT. Por isso, faremos o trabalho de forma gradual, para que tudo seja feito com muita segurança.
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Intervalos serão de dez minutos
De acordo com a prefeitura, o intervalo estimado entre os ônibus articulados da linha Pingo D’água-Alvorada (serviço parador) nesta fase de adaptação será de dez minutos.
Os ônibus, que receberam o apelido de Ligeirões, vão trafegar em vias exclusivas. A estimativa é de que o tempo da viagem entre a Barra e Santa Cruz, que atualmente é de duas horas e meia, seja reduzido pela metade, em aproximadamente uma hora.
No total, serão 116 veículos em toda a zona oeste, sendo 91 para Santa Cruz. Os ônibus do BRT vão substituir os 251 que circulam atualmente na região.
Tarifas
A tarifa será de R$ 2,75, com direito a integrações do Bilhete Único Carioca. Dentro do período de duas horas, o passageiro poderá realizar até três viagens de ônibus ao custo de uma passagem, se o BRT for o segundo deslocamento.
A integração com os trens da SuperVia (empresa que administra os trens no Rio) será de R$ 3,95, com direito ao uso de uma linha alimentadora do BRT.
A integração com os ônibus de linhas intermunicipais terá tarifa de R$ 4,95, incluindo ainda uma viagem em linha alimentadora do BRT.
Segundo Sansão, os usuários do BRT receberão folhetos informativos nas estações e dentro dos ônibus das linhas alimentadoras com esclarecimentos de como funcionará o novo sistema.
— Haverá pessoas em todas as estações distribuindo folhetos que informam os serviços e orientadores ao longo das linhas alimentadoras.
O que são linhas alimentadoras?
As linhas alimentadoras do BRT são linhas de ônibus convencionais que partem de bairros não atendidos diretamente pelo traçado do BRT e que chegarão às estações do sistema.
Uma viagem envolvendo uma linha alimentadora e o BRT custará R$ 2,75, como já acontece no Bilhete Único Carioca. Elas podem ser identificadas porque os ônibus terão o mesmo padrão visual dos articulados do BRT e ainda possuem uma letra A após o número da linha.
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