Mobilidade Urbana: BRT/RJ Transoeste tem horário de funcionamento estendido 14/06/2012 - Mobilize Outras estações serão inauguradas em etapas nos próximos dias O corredor expresso BRT (Bus Rapid Transit) que vai ligar Santa Cruz à Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, tem a partir desta quarta-feira (13) o horário de funcionamento estendido. Com a mudança, o BRT irá operar das 9h às 16h. O novo horário foi autorizada na terça-feira (12) pela Secretaria Municipal de Transportes após a primeira semana de operação do corredor expresso. Nos primeiros dias o funcionamento era entre 10h e 15h. A partir da quinta-feira (14) o número de estações ativas do BRT Transoeste passará das atuais nove para 14. Serão abertas ao público as estações Bosque da Barra, Américas Park, Santa Mônica, Golf Olímpico e Interlagos. Segundo a secretaria, o restante das estações entre Santa Cruz e o Terminal Alvorada será liberado em etapas ao longo dos próximos dias. BRT irá tirar 26 linhas de ônibus de circulação O BRT vai tirar de circulação 26 linhas convencionais. Mas, segundo o secretário municipal de Transportes do Rio, Alexandre Sansão, não há um prazo definido para os ônibus convencionais pararem de circular. — Os ônibus permanecerão circulando até que todo o sistema seja implantado. A nossa estratégia é manter este serviço até que ele não seja mais necessário, até que as pessoas estejam adaptadas ao BRT. O prefeito Eduardo Paes fez questão de frisar que o corredor expresso só estará funcionando completamente em dois meses e que esta primeira fase é um período de adaptação. — O processo será implementado aos poucos para que o usuário entenda como funciona o BRT. Por isso, faremos o trabalho de forma gradual, para que tudo seja feito com muita segurança.   Intervalos serão de dez minutos De acordo com a prefeitura, o intervalo estimado entre os ônibus articulados da linha Pingo D’água-Alvorada (serviço parador) nesta fase de adaptação será de dez minutos. Os ônibus, que receberam o apelido de Ligeirões, vão trafegar em vias exclusivas. A estimativa é de que o tempo da viagem entre a Barra e Santa Cruz, que atualmente é de duas horas e meia, seja reduzido pela metade, em aproximadamente uma hora. No total, serão 116 veículos em toda a zona oeste, sendo 91 para Santa Cruz. Os ônibus do BRT vão substituir os 251 que circulam atualmente na região. Tarifas A tarifa será de R$ 2,75, com direito a integrações do Bilhete Único Carioca. Dentro do período de duas horas, o passageiro poderá realizar até três viagens de ônibus ao custo de uma passagem, se o BRT for o segundo deslocamento. A integração com os trens da SuperVia (empresa que administra os trens no Rio) será de R$ 3,95, com direito ao uso de uma linha alimentadora do BRT. A integração com os ônibus de linhas intermunicipais terá tarifa de R$ 4,95, incluindo ainda uma viagem em linha alimentadora do BRT. Segundo Sansão, os usuários do BRT receberão folhetos informativos nas estações e dentro dos ônibus das linhas alimentadoras com esclarecimentos de como funcionará o novo sistema. — Haverá pessoas em todas as estações distribuindo folhetos que informam os serviços e orientadores ao longo das linhas alimentadoras. O que são linhas alimentadoras? As linhas alimentadoras do BRT são linhas de ônibus convencionais que partem de bairros não atendidos diretamente pelo traçado do BRT e que chegarão às estações do sistema. Uma viagem envolvendo uma linha alimentadora e o BRT custará R$ 2,75, como já acontece no Bilhete Único Carioca. Elas podem ser identificadas porque os ônibus terão o mesmo padrão visual dos articulados do BRT e ainda possuem uma letra A após o número da linha.

14/06/2012 - Mobilize

Outras estações serão inauguradas em etapas nos próximos dias

O corredor expresso BRT (Bus Rapid Transit) que vai ligar Santa Cruz à Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, tem a partir desta quarta-feira (13) o horário de funcionamento estendido. Com a mudança, o BRT irá operar das 9h às 16h.

O novo horário foi autorizada na terça-feira (12) pela Secretaria Municipal de Transportes após a primeira semana de operação do corredor expresso. Nos primeiros dias o funcionamento era entre 10h e 15h.

A partir da quinta-feira (14) o número de estações ativas do BRT Transoeste passará das atuais nove para 14. Serão abertas ao público as estações Bosque da Barra, Américas Park, Santa Mônica, Golf Olímpico e Interlagos.

Segundo a secretaria, o restante das estações entre Santa Cruz e o Terminal Alvorada será liberado em etapas ao longo dos próximos dias.

BRT irá tirar 26 linhas de ônibus de circulação

O BRT vai tirar de circulação 26 linhas convencionais. Mas, segundo o secretário municipal de Transportes do Rio, Alexandre Sansão, não há um prazo definido para os ônibus convencionais pararem de circular.

— Os ônibus permanecerão circulando até que todo o sistema seja implantado. A nossa estratégia é manter este serviço até que ele não seja mais necessário, até que as pessoas estejam adaptadas ao BRT.

O prefeito Eduardo Paes fez questão de frisar que o corredor expresso só estará funcionando completamente em dois meses e que esta primeira fase é um período de adaptação.

— O processo será implementado aos poucos para que o usuário entenda como funciona o BRT. Por isso, faremos o trabalho de forma gradual, para que tudo seja feito com muita segurança.
 
Intervalos serão de dez minutos

De acordo com a prefeitura, o intervalo estimado entre os ônibus articulados da linha Pingo D’água-Alvorada (serviço parador) nesta fase de adaptação será de dez minutos.

Os ônibus, que receberam o apelido de Ligeirões, vão trafegar em vias exclusivas. A estimativa é de que o tempo da viagem entre a Barra e Santa Cruz, que atualmente é de duas horas e meia, seja reduzido pela metade, em aproximadamente uma hora.

No total, serão 116 veículos em toda a zona oeste, sendo 91 para Santa Cruz. Os ônibus do BRT vão substituir os 251 que circulam atualmente na região.

Tarifas

A tarifa será de R$ 2,75, com direito a integrações do Bilhete Único Carioca. Dentro do período de duas horas, o passageiro poderá realizar até três viagens de ônibus ao custo de uma passagem, se o BRT for o segundo deslocamento.

A integração com os trens da SuperVia (empresa que administra os trens no Rio) será de R$ 3,95, com direito ao uso de uma linha alimentadora do BRT.

A integração com os ônibus de linhas intermunicipais terá tarifa de R$ 4,95, incluindo ainda uma viagem em linha alimentadora do BRT.

Segundo Sansão, os usuários do BRT receberão folhetos informativos nas estações e dentro dos ônibus das linhas alimentadoras com esclarecimentos de como funcionará o novo sistema.

— Haverá pessoas em todas as estações distribuindo folhetos que informam os serviços e orientadores ao longo das linhas alimentadoras.

O que são linhas alimentadoras?

As linhas alimentadoras do BRT são linhas de ônibus convencionais que partem de bairros não atendidos diretamente pelo traçado do BRT e que chegarão às estações do sistema.

Uma viagem envolvendo uma linha alimentadora e o BRT custará R$ 2,75, como já acontece no Bilhete Único Carioca. Elas podem ser identificadas porque os ônibus terão o mesmo padrão visual dos articulados do BRT e ainda possuem uma letra A após o número da linha.

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