Master


História da Master pra quem não sabe

Por Guilherme S.Costa

Quando chegou ao Brasil, em 1954, o português Isidro Rodrigues da Rocha Coelho, assim como a maioria de seus conterrâneos, estava em busca de melhores oportunidades de trabalho. Foi garçom, motorista de caminhão, até que adquiriu primeiro lotação, o segundo e, por fim, se tornou sócio de algumas empresas na cidade do Rio de Janeiro: Viação Cabuçu, Viação Santa Bárbara de Turismo, Columbia Auto Ônibus e Transportes Amigos Unidos.

Contudo, aquela que marcaria, para sempre, sua trajetória como empresário do setor de transportes foi a Transportes Master, fundada por Luiz Flores, em julho de 1975, localizada no município de São João de Meriti e operadora da linha Nova Iguaçu - Caxias.

Em 1985, a empresa foi adquirida por Isidro Rodrigues e seu primo, José Alves da Rocha. Depois de dez anos, o cenário já era bastante diferente. São João de Meriti vivia um grande crescimento populacional, e a empresa possuía 39 veí­culos, que operavam em quatro linhas: São João - Caxias; Nova Iguaçu - Pavuna; e Nova Iguaçu - Caxias, via Pavuna e Via Dutra.

Espírito empreendedor, competência, dedicação e a união dos dois primos foram essenciais para o crescimento da Master, que, no mesmo ano da mudança de mãos, ampliou sua frota de 39 para 44 veículos. Em 1992, a empresa passou a operar a linha Nilópolis - Caxias, hoje uma de suas principais pelo volume de clientes transportados. Ainda naquele ano, a empresa assumiu também a operação das linhas Coelho da Rocha - Central e Jardim Leal - Central. Com essas aquisições, a frota subiu para 107 veículos.

União acima de tudo

Em 1998, na gestão do então governador do Rio de Janeiro, Marcello Alencar, foi construída a Via Light, oficialmente chamada de RJ-081, que liga o bairro carioca da Pavuna até o Bairro da Luz, em Nova Iguaçu, passando pelo centro deste município. A Transportes Master foi uma das empresas que venceram a licitação para operar linhas naquela via. Ela ficou responsável pela operação da linha Nova Iguaçu - Caxias (Via Dutra e Via Light), com mais dez veículos.

O ano de 1998 foi marcado, ainda, por um triste acontecimento: o falecimento do então diretor-presidente da Master, Isidro Rodrigues. “Como meu pai não era uma pessoa centralizadora, ele delegou funções a cada um de nós e a empresa já estava bem organizada quando ele faleceu. Ele sabia delegar responsabilidades a quem mais entendia do assunto. Sempre nos aconselhava a ficar juntos, como irmãos, independentemente do que acontecesse, tomando decisões em conjunto e preservando a empresa”, revela Antonio Rocha.
Em 2007, a Master iniciou uma fase de novas transformações e de modernização, simbolizada principalmente pela mudança do logotipo da empresa e do layout da frota, desenvolvido pela Arquimedes Edições, que passou a acompanhar uma tendência mais atual. A partir daí, as inovações foram acontecendo naturalmente e cada vez mais rápido. Em setembro de 2009, com a retirada de circulação das vans irregulares das ruas, a Master precisou ampliar a sua frota que hoje soma 114 veículos. Atualmente, a Master opera oito linhas nos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu e Nilópolis e tem 685 funcionários.






Comentários