Multas para 100 infrações vão de R$ 40 até R$ 1.040 para empresas
O Dia - 17/09/2010
Empresas que não usarem 100% da frota em horários de pico serão penalizadas | Foto: Severino Silva / Agência O Dia
Para garantir o cumprimento das novas normas, até o fim do ano o efetivo de fiscais e guardas municipais deverá saltar de 23 para 100. A infraestrutura de fiscalização também será incrementada com a compra de 42 veículos, além de computadores, aparelhos de medição e sinalização nas vias. Líderes de reclamações dos usuários, segundo o Rio Ônibus, os motoristas dos coletivos terão a conduta guiada por novas regras:desrespeitar idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais deixa de ser só falta de educação e passa a ser punido com R$ 160. Retardar a viagem, com o fim de angariar passageiro, R$ 130, e desrespeitar a lotação autorizada para o veículo, R$ 260. Já acelerar o veículo para chamar atenção e fazer uso abusivo de farol prevê multa de R$ 80.
>> INFOGRÁFICO: Veja quais as infrações e o valor das multas
Com o novo Código Disciplinar, muda também a forma de operação dos fiscais.Para flagrar as infrações, eles não ficarão mais restritos às garagens das 40 empresas. Irão aos pontos finais e também farão blitzes-surpresa ao longo do trajeto das 870 linhas, principalmente as que tiverem reclamações na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Transportes. O novo código servirá de base para aplicação de multas e outras penalidades. “Multaremos em flagrante. Mas só a presença da secretaria já muda a atitude das empresas”, disse o subsecretário Róbson Dante Orrico.
>> INFOGRÁFICO: Veja quais as infrações e o valor das multas
Com o novo Código Disciplinar, muda também a forma de operação dos fiscais.Para flagrar as infrações, eles não ficarão mais restritos às garagens das 40 empresas. Irão aos pontos finais e também farão blitzes-surpresa ao longo do trajeto das 870 linhas, principalmente as que tiverem reclamações na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Transportes. O novo código servirá de base para aplicação de multas e outras penalidades. “Multaremos em flagrante. Mas só a presença da secretaria já muda a atitude das empresas”, disse o subsecretário Róbson Dante Orrico.
Para que a população não seja prejudicada, as ações devem acontecer com apenas 20% da frota de cada linha por vez. E sempre fora dos horários de pico. “A operação por linha nos proporcionará um panorama mais preciso das irregularidades. Estamos trabalhando, não para punir, mas para garantir a boa prestação dos serviços e a segurança do cidadão”, afirma o subsecretário de Fiscalização de Transportes, coronel da PM Eduardo Frederico Cabral de Oliveira.
Almir recorre à gentileza com os motoristas na hora de entrar nos coletivos | Foto: Eduardo Naddar / Agência O Dia
Os novos parâmetros são releitura mais rigorosa de código elaborado há 20 anos pela secretaria. Antes, desrespeitar idosos, gestantes e deficientes valia multa de R$ 16,01, valor dez vezes menor do que o atual (R$ 160). Já a taxa para motoristas que conversavam durante a viagem subiu de R$ 3,80 para R$ 40.
70% das queixas são de tratamento a idoso
Não parar no ponto e tratar mal idosos correspondem a 70% das reclamações que a Secretaria de Transportes recebe pela Ouvidoria (2286-8010 ou 2535-5001). “Há motoristas que barram a entrada do idoso, o que é chato. Sou sempre gentil para tentar evitar problemas”, conta o advogado Almir Resende, 73.
Segundo o subsecretário Róbson Dante Orrico, fiscais farão inspeções direcionadas, baseadas nas insatisfações dos usuários. Quem observar a má-prestação de serviços ou irregularidades nos ônibus urbanos deve denunciar. O usuário deve anotar o horário, local, linha e, se possível, a placa do veículo e o número de ordem (no caso dos ônibus, que fica ao lado da porta de entrada).
Um dos objetivos das novas ações é reduzir a reprovação dos coletivos fiscalizados no município, que chegou aos 50% nos últimos cinco meses.
70% das queixas são de tratamento a idoso
Não parar no ponto e tratar mal idosos correspondem a 70% das reclamações que a Secretaria de Transportes recebe pela Ouvidoria (2286-8010 ou 2535-5001). “Há motoristas que barram a entrada do idoso, o que é chato. Sou sempre gentil para tentar evitar problemas”, conta o advogado Almir Resende, 73.
Segundo o subsecretário Róbson Dante Orrico, fiscais farão inspeções direcionadas, baseadas nas insatisfações dos usuários. Quem observar a má-prestação de serviços ou irregularidades nos ônibus urbanos deve denunciar. O usuário deve anotar o horário, local, linha e, se possível, a placa do veículo e o número de ordem (no caso dos ônibus, que fica ao lado da porta de entrada).
Um dos objetivos das novas ações é reduzir a reprovação dos coletivos fiscalizados no município, que chegou aos 50% nos últimos cinco meses.
Reportagem de Beatriz Salomão e Renata Monti
Comentários