O Globo, Simone Candida, 09/jul
Com uma cerimônia no canteiro de obras, situado no final da Avenida das Américas, o prefeito Eduardo Paes e o secretário de Obras, Alexandre Pinto, deram início nesta quinta-feira aos trabalhos de construção da TransOeste - o corredor expresso que fará a ligação entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz. Com investimentos de R$ 692,1 milhões, a execução das obras foi divida em três lotes que serão realizados ao mesmo tempo. O mais caro deles inclui a construção do Túnel da Grota Funda. Junto com a TransOlímpica e a TransCarioca, a TransOeste é um dos três corredores viários que fazem parte do pacote de obras preparatórias a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. As obras da TransOeste devem ser concluídas em dois anos.
Com 32km de extensão e 30 estações de BRTs (um corredor expresso com ônibus articulados, semelhante ao usado em Curitiba, no Paraná), a TransOeste deverá reduzir à metade o tempo médio de viagem entre a Barra e Santa Cruz, num trajeto de 50km. De ônibus, o percurso leva hoje cerca de uma hora e 40 minutos. Na hora do rush, a viagem chega a durar duas oras e meia.
Durante o evento, Paes anunciou que a prefeitura já está conversando com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) sobre a realização de um concurso com o objetivo de escolher o melhor projeto das estações de ônibus.
- Será feito um concurso para escolher o projeto das estações do BRT, ainda não fechado porque eu estava com pressa de colocar esta obra na rua. O BRT vai ser a cereja no bolo. É o charme da obra. Vamos pegar um grande arquiteto brasileiro, ou mesmo um Calatrava. Vamos tentar fazer isso nos próximos seis meses, até 12 meses - disse Paes, referindo-se ao arquiteto espanhol Santiago Calatrava, autor do projeto do Museu do Amanhã, que será erguido na Zona Portuária.
O prefeito explicou que o sistema BRT da TransOeste será totalmente separado do tráfego geral, composto por linhas expressas e paradoras, que vão ligar a Barra a Santa Cruz. O corredor viário terá ainda linhas alimentadoras, ligadas a bairros periféricos. A obra inclui a restauração de 255 mil metros quadrados de pavimento e a implantação de mais 522 mil metros de asfalto. Uma nova iluminação, com de 3.650 pontos de luz, também faz parte do projeto.
O trecho mais caro e difícil da obra, segundo a prefeitura, será a abertura do Túnel da Grota Funda, que terá duas galerias de 1.100 metros e vai seguir até o Canal do Rio Portinho.
- O maior desafio será abrir essas duas galeriasde 1.100 metros em torno um ano. Os túneis serão abertos pelo mesmo método usado na Linha Amarela, perfurando e explodindo. O valor deste lote da obra é R$ 549 milhões - detalhou o secretário de Obras.
Comentários
I am not ѕure whetheг thіѕ poѕt іs wгіttеn bу him as nobοdу еlsе knoω ѕuch detaіleԁ about my troublе.
You are incredible! Thanks!
My homеpage :: Dubai Hotels * Where you get the most effective Deals
Also vіsit my blog post :: Luxury Hotels in Manila
Ι just stumblеԁ upon уоuг ωeblоg
аnd in accession caρital to assert that I get іn
fаct еnјoyed account your blog poѕts.
Any way I'll be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently rapidly.
Feel free to surf to my web blog ... http://www.hotel-discount.com/discount-hotels-listing-compare-hotels-prices/