São Bento

Emprêsa de Transportes São Bento Ltda.
1951 - 1968

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1951 na cidade do Rio de Janeiro.

Em  novembro de 1952, explorava a linha de lotação Estrada de Ferro – Leblon, com 13 camionetas de 16 passageiros. 



Diário Carioca, 05/04/1955

Avenida Visconde de Albuquerque, na altura do Hotel Leblon, em dezembro de 1956
Foto Arquivo Nacional


Em 1957, em função de novo Plano de Transportes, intitulado Operação Copacabana, que transferiu os pontos finais da linhas de lotação da Zona Sul com ponto final na Estrada de Ferro para o Castelo, a linha de lotação Estrada de Ferro – Leblon foi transformada em linha de ônibus, ganhando a vista 20 (Estrada de Ferro - Leblon) e frota de 9 micro-ônibus, com o seguinte itinerário: Praça Cristiano Otoni, Praça Duque de Caxias, Presidente Vargas, Avenida Passos, Praça Tiradentes, rua da Carioca, Largo da Carioca, Almirante Barroso, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Nações Unidas, Túnel do Pasmado, Lauro Sodré, Túnel Novo, Barata Ribeiro, Djalma Ulrich, Nossa Senhora de Copacabana, Francisco Sá, Gomes Carneiro, Visconde de Pirajá, Ataulfo de Paiva, Visconde de Albuquerque até o Hotel Leblon.

A nova linha 20 concorria com a linha 114 (Estrada de Ferro-Ipanema) via Túnel Velho da Viação Relâmpago, que acaba abandonando a linha. Empresa que já sofria o embargo do governo para importar peças de reposição dos veículos, além da concorrência de lotações em outras linhas.


Avenida Rio Branco por volta de 1957


Entre 1957 e 1958, durante alguns meses, a Viação São Bento opera a linha de ônibus 118 (Praça da Bandeira – Leblon)



Cermava sobre chassi Mercedes-Benz LP-312 de 1957



Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes, a linha de ônibus 20 (Estrada de Ferro – Leblon) é renumerada, ganhando a vista 132 (Estrada de Ferro – Leblon).


Linha 132 (Estrada de Ferro - Leblon) no Aterro do Flamengo, em 1965
Foto Augusto Antônio dos Santos


A Viação São Bento encerra suas atividades em agosto de 1968, quando explorava sua única linha de ônibus, a 132 (Estrada de Ferro – Leblon), logo assumida pelas empresas Alpha e Real Auto Ônibus


Divulgação Cermava


Prefixos da Frota

94 00
43 000

Garagem: rua Visconde de Santa Isabel, 119, Vila Isabel


REFERÊNCIAS:

Despachos do Engenheiro Chefe. Diário Oficial da União. 08 setembro 1951. Seção 2, p.21.

Mais de 2.200 camionetas aumentam. A Manhã. Rio de Janeiro. 25 novembro 1952. p.8.

A PDF não fiscaliza o serviço de ônibus. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 21 junho 1956. p.2.

Precisa-se de trocadores. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 13 dezembro 1956. p.2.

Página lançada em 15 de janeiro de 2019.

Comentários